Sisu 2024: calendário, inscrições, matrícula e lista de esperas já disponíveis

Pontos-chave
  • As inscrições para o Sisu 2024 terão início em 22 de janeiro e se estenderão até o dia 25;
  • Estão disponíveis 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país;
  • A inscrição no Sisu 2024 é gratuita e utiliza apenas a nota do Enem para selecionar os estudantes para as universidades públicas.

As notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em novembro, foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Com as notas em mãos, os candidatos podem concorrer a vagas nas universidades por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2024) e do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Sisu 2024: calendário, inscrições, matrícula e lista de esperas já disponíveis
Sisu 2024: calendário, inscrições, matrícula e lista de esperas já disponíveis. (Imagem: FDR)

Os resultados estão disponíveis na “Página do Participante”, no site do Inep, utilizando o login único da plataforma Gov.br. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que as inscrições para o Sisu 2024 terão início em 22 de janeiro e se estenderão até o dia 25

Neste processo, estão disponíveis 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país. A distribuição regional das vagas revela uma concentração de 45% no Nordeste, seguido pelo Sudeste com 32%, Sul com 12%, Centro-Oeste com 8% e Norte com 4%.

A inscrição no Sisu 2024 é gratuita e utiliza apenas a nota do Enem para selecionar os estudantes para as universidades públicas. Ou seja, o resultado obtido em outros processos seletivos não é elegível para a participação.

Ao contrário dos outros anos, o Sisu 2024 terá apenas uma edição. Apesar disso, o edital prevê que o início das aulas de alguns cursos será no segundo semestre. Ao todo, o programa vai oferecer 264.360 vagas de graduação, distribuídas em 127 instituições.

Como se inscrever no Sisu 2024?

O edital do Sisu 2024 traz mudanças significativas. Pela primeira vez, o processo seletivo será unificado em uma única edição, abrangendo os dois semestres letivos. O período de inscrição, de 22 a 25 de janeiro, é crucial para quem almeja ingressar em universidades públicas no Brasil. 

Durante esse intervalo, os candidatos devem realizar suas inscrições no Sisu através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A inscrição no Sisu é gratuita e deve ser realizada exclusivamente online, na página dedicada ao programa. Os candidatos precisam ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem

Caso a senha seja esquecida, é possível recuperá-la na página do participante. Em caso de aprovação, é fundamental estar atento aos documentos necessários para a matrícula na instituição de ensino, sendo que o próprio sistema Sisu fornecerá orientações durante o processo de inscrição.

Quem pode participar do Sisu 2024?

Para participar do Sisu 2024, é necessário ter realizado a última edição do Enem. Vale ressaltar que algumas instituições estabelecem notas mínimas para inscrições em cursos específicos. 

Se a sua nota não atender aos requisitos, o sistema enviará uma mensagem informando. Nesse cenário, é possível optar por outro curso ou buscar em outra instituição. Descubra detalhes sobre os critérios de participação no Sisu.

Quais cursos são oferecidos pelo Sisu 2024?

Os candidatos interessados em realizar as inscrições para o Sisu podem concorrer a uma das três modalidades de cursos oferecidos, sendo eles: bacharelado, licenciatura e tecnólogo em faculdades e universidades públicas. 

  • Bacharelado: o curso de bacharelado é uma modalidade de curso superior que forma profissionais generalistas com sólidos conhecimentos em sua área e amplo conhecimento da profissão. A duração média dessa modalidade de ensino é de 03 a 06 anos e confere aos formados o título de bacharel. 
  • Licenciatura: essa modalidade de ensino tem praticamente a mesma base do curso de bacharelado, no entanto, a licenciatura tem matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos, habilitando o profissional a atuar como professor na educação básica. O tempo de duração média do curso é de 04 anos.
  • Tecnólogo: os cursos tecnólogos são cursos de graduação que duram de 02 a 03 anos. Como o tempo de duração é mais curto, o conteúdo é mais centralizado e focado na área. Geralmente é buscado por pessoas que queiram cursos rápidos e de qualidade para se inserir rapidamente no mercado de trabalho. 

Como saber o resultado do Sisu 2024?

Depois que o período para inscrições no Sistema de Seleção Unificada é finalizado, conforme estabelecido pelo MEC, é hora de viver a expectativa da liberação dos resultados.

O Sisu seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, segundo as notas obtidas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). 

Ou seja, as maiores pontuações vão receber os primeiros lugares, até que todas as vagas daquele curso estejam completas. Serão selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas oferecidas pelo sistema, de acordo com o curso escolhido, por tipo de concorrência.

Em casos onde a nota do estudante o permita classificar-se em duas opções de vagas (primeira e segunda opção Sisu), ele será convocado apenas para a primeira opção. Notas mínimas e/ ou médias mínimas poderão ser adotadas por algumas instituições para a inscrição em determinados cursos, como medicina, por exemplo. 

Se for assim, caso o candidato queira fazer sua inscrição, mesmo tendo obtido nota abaixo daquela estabelecida como mínima para o curso desejado, receberá o alerta do sistema. 

Notas de corte e notas mínimas do Sisu 2024

Algumas instituições participantes do Sisu adotam a nota mínima para determinados cursos, dessa forma, assim que o candidato acessar o sistema no momento da inscrição, o sistema irá sinalizar que a nota não é suficiente para participar do processo seletivo do curso selecionado.

Já a nota de corte é calculada diariamente pelo sistema enquanto as inscrições estiverem abertas. Diferente da nota mínima, a nota de corte não veta a participação do candidato, funciona como um direcionamento para que os mesmos possam saber qual posição está ocupando diante dos outros concorrentes para o mesmo curso e instituição.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.