Volta do Auxílio Gás foi CONFIRMADA e novo público será beneficiado

Embora houvessem suspeitas de que haveria corte no Auxílio gás, o programa foi confirmado para 2024. O pagamento se mantém e deve ser feito em fevereiro. Além dos grupos que já recebem o benefício, novas famílias poderão ser aceitas no programa conforme a disposição de orçamento público.

Volta do Auxílio Gás foi CONFIRMADA e novo público será beneficiado
Volta do Auxílio Gás foi CONFIRMADA e novo público será beneficiado (Imagem: FDR)

O pagamento do Auxílio gás acontece de maneira bimestral, como o último depósito foi em dezembro o próximo está marcado para fevereiro. Na ocasião deverão receber as 5,4 milhões de famílias que já estão inscritas no programa, e os possíveis novos selecionados com base no Cadastro Único.

Quando o Auxílio gás volta a ser pago?

O próximo pagamento do Auxílio gás acontece em fevereiro. O valor liberado será equivalente a 100% da média nacional do preço do botijão de 13 kg, aquele específico para uso domiciliar. Para chegar ao resultado desta média a ANP (Agência Nacional do Petróleo) realiza uma pesquisa de preços.

O cronograma de pagamentos segue a mesma ordem do Bolsa Família, embora ter acesso a um programa não garanta o recebimento do outro. Os valores são depositados no Caixa Tem baseados no final do NIS (Número de Identificação Social).

Número final do NIS Data de pagamento
1 16 de fevereiro
2 19 de fevereiro
3 20 de fevereiro
4 21 de fevereiro
5 22 de fevereiro
6 23 de fevereiro
7 26 de fevereiro
8 27 de fevereiro
9 28 de fevereiro
0 29 de fevereiro

Consultar inscrição no Auxílio gás

Para saber se foi selecionado para inscrição no Auxílio gás, o representante da família no Cadastro Único pode fazer a consulta online. Neste processo ele verifica se conseguiu ser aceito no benefício, e para quem já o recebe a consulta auxilia na confirmação do cadastro no programa.

  • Acesse o App Bolsa Família – ao informar número de CPF a confirmação será liberada;
  • Acesse o App Caixa Tem – na opção “Auxílio gás” e “Consulta”;
  • Ligue para a Caixa – telefone 111;
  • Ligue para o Disque Social – telefone 121.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]