Os cidadãos que estão inscritos no CadÚnico estão tendo uma série de benefícios aprovados. Entre eles, está a conta de luz zerada. Esta informação pegou milhares de pessoas de surpresa. Então, entenda melhor quais são os requisitos para solicitar esta isenção ao Cadastro Único.
O CadÚnico é uma base de dados utilizada pelo governo federal para acompanhento das famílias brasileiras. Em especial, aqueles que estão vivendo em situação de vulnerabilidade econômica. Desta forma, um benefício como a conta de luz gratuita é fundamental para esta demanda de pessoas.
Portanto, o governo federal vem incentivando que os presentes no Cadastro Único solicitem a Tarifa Social da Energia Elétrica. Ela é responsável por ajudar os cidadãos brasileiros no pagamento da conta de luz. Entenda quais são as normas e regras para conseguir obter até 100% de desconto na conta de luz mensal.
Conta de Luz gratuita para os integrantes do CadÚnico
As famílias que consumem até 220 kilowatts/hora (kWh) e estão inscritas no Cadastro Único estão aptas ao desconto do programa. Porém, para cada nível de consumo, haverá uma alíquota de isenção específica. Então, veja abaixo qual é o desconto referente ao consumo familiar dos ligados ao CadÚnico.
- Até 30 kilowatts/hora (kWh) consegue 65% de desconto;
- Entre 31 kWh até 100 kWh, tem direito à 40% de desconto;
- Entre 101 kWh até 220 kWh mensais, consegue desconto de até 10%.
Como solicitar o benefício para a sua residência?
Para ter acesso ao desconto, é fundamental que o seu registro no Cadastro Único tenha sido realizado. Desta forma, o governo saberá que o cidadão precisa de um amparo financeiro e vai conceder este desconto. Com isto, é essencial saber que esta redução no valor é exclusiva para locais residenciais.
Basta visitar uma unidade do Cadastro Único em seu município e oficializar a sua solicitação. O auxílio é concedido automaticamente para os inscritos no portal gerido pelo governo federal.