Nome sujo IMPEDE o recebimento do Bolsa Família? Entenda a mudança

No último ano o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou que pessoas com CPF inativo seriam bloqueadas do Bolsa Família. Diante disso, começaram a circular informações de que a restrição de crédito no CPF dos clientes também traria como consequência o corte no programa.

É verdade que o CPF inativo impede o recebimento do Bolsa Família, a informação foi dada pelo MDS ainda no último ano. Porém, é preciso entender o que classifica como razão para inaptidão do CPF e o que não convém para o bloqueio do programa. Somente assim a pessoa não caí em fake news. 

Nome sujo bloqueia o pagamento do Bolsa Família?

Não! O governo federal publicou uma nota oficial para esclarecer as notícias falsas que tratavam sobre o bloqueio do Bolsa Família.

“Não é verdade que ter o nome “sujo” na praça, por conta de pendências financeiras, vai cancelar ou deixar irregular o Cadastro da Pessoa Física (CPF) de quem recebe o Bolsa Família”, diz o comunicado.

Também foi esclarecido que as mensagens indicando a necessidade de regularização do documento para não ser cortado do programa estão sendo enviadas pelo: Caixa Tem e aplicativo do programa.

O que torna o CPF irregular?

Serão considerados motivos para inaptidão do CPF os problemas relacionados com a Receita Federal. Ou seja, as restrições em órgãos de proteção ao crédito não impedem o recebimento do Bolsa Família, mas as restrições no Fisco sim.

São razões como:

  • Erros entre os dados fornecidos no Cadastro Único e na Receita Federal;
  • Constar o CPF irregularmente na base de brasileiros falecidos;
  • Ter erros no nome do titular, por exemplo, falta de sobrenome ou digitação errada;
  • Não ter votado nas últimas eleições, ou cumprido alguma outra obrigação.

Para consultar qual a atuação situação do seu CPF pode ser feita a consulta em: “Meu CPF – Receita Federal”.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com