Titulares do Bolsa Família são convocados a comparecer no CRAS com documentos; veja lista

Relançado pelo Governo Federal em 2023, o programa do Bolsa Família é responsável por garantir uma renda mínima para mais de 21 milhões de famílias em todo o país. Recentemente, os beneficiários tem sido convocados a comparecer no CRAS com documentos para garantir a manutenção do pagamento.

Titulares do Bolsa Família são convocados a comparecer no CRAS com documentos; veja lista
Titulares do Bolsa Família são convocados a comparecer no CRAS com documentos; veja lista. (Imagem: FDR)

O processo faz parte de um pente fino que o Governo Federal tem realizado na lista de famílias atendidas pelo programa. Para tal, elas tem sido convocadas a realizar a atualização periódica do Cadastro Único.

O processo é efetuado na unidade do CRAS mais próxima da residência familiar. A medida tem o objetivo de garantir que o pagamento seja efetuado apenas para cidadãos que realmente necessitam da iniciativa social.

Confira como realizar a atualização do Bolsa Família:

  • O procedimento deve ser realizado de forma presencial pelo responsável familiar;
  • Para tal, ele deve comparecer até uma unidade do CRAS com os seguintes documentos:
  • Documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, título de Eleitor, certidão de Nascimento e certidão de casamento;
  • A recomendação é que esse processo seja realizado anualmente ou sempre que alguma das informações do cadastro for modificada;
  • A atualização garante que o pagamento mínimo de R$ 600 efetuado pelo programa continue sendo realizado;
  • Neste ano, o Governo Federal tem efetuado a suspensão do pagamento para famílias que possuem entre seus membros alguém com o CPF irregular;
  • A medida também faz parte da varredura entre os beneficiários do Bolsa Família;
  • Para ter o pagamento retomado, o cidadão precisa resolver a pendência junto a Receita Federal;
  • A partir deste ano, os dados do órgão federal passarão a ser cruzados com as informações do CadÚnico com o objetivo de impedir possíveis fraudes.

Confira outras informações sobre o pagamento do Bolsa Família em 2024 neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.