URGENTE! PIX começa a ter taxa e Banco Central anuncia novas regras

O Banco Central confirmou que a partir de agora as transferências realizadas via PIX serão pagas. As taxas pegaram os brasileiros de surpresa, já que nenhum valor era cobrado pelo serviço até então.

FDR Responde: É possível cancelar um PIX já feito?
URGENTE! PIX começa a ter taxa e Banco Central anuncia novas regras

A notícia pegou muita gente de surpresa: as transferências via PIX agora serão taxadas pelo Banco Central. Se você está se perguntando como isso vai afetar suas finanças, o FDR detalhou tudo o que vai acontecer com a novidade.

Após o anúncio oficial do Banco Central, as transações via PIX em todo o Brasil estão sujeitas a taxas. Mas calma, nem todo mundo vai sentir esse impacto no bolso. A taxação vai afetar, inicialmente, apenas as transações feitas comercialmente.

BANCO CENTRAL CONFIRMA TAXA NO PIX: VEJA QUEM VAI PRECISAR PAGAR E AS NOVAS REGRAS!

PIX taxado em 2024

Essa mudança já está valendo e tem um objetivo claro: aumentar a arrecadação do Banco Central. Afinal, o PIX é uma ferramenta gratuita e super popular. Na verdade, ele já é mais usado do que dinheiro em espécie e até mesmo cartões de crédito.

A taxação do PIX será aplicada exclusivamente a cobranças comerciais. Ou seja, se você usa o CNPJ nas transações, fique atento. Isso inclui:

Para não ser pego de surpresa, anote essas informações e mantenha um olho na sua lista de pagamentos mensais. Isso vai te ajudar a evitar taxas indesejadas para o seu negócio.

Além disso, é uma maneira inteligente de controlar suas transações mensais, especialmente aquelas envolvendo clientes.

Se você faz transações via CPF, não se preocupe, as mudanças não vão mexer muito com o seu dia a dia. O foco do Banco Central está mesmo nas transações comerciais, nas trocas de valores por produtos e serviços.

Fique de olho nas novidades, ajuste suas estratégias financeiras e continue a aproveitar a praticidade do PIX, agora com um toque a mais de atenção nas questões comerciais.

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.
Sair da versão mobile