MEI recebe intimação do Governo sob o risco de SUSPENSÃO do CNPJ; saiba os detalhes

Prazo para regularização dos débitos do MEI será encerrado nesse mês de janeiro. Os Microempreendedores Individuais que não regularizarem a situação terão o CNPJ suspenso. veja o que fazer para evitar que isso aconteça.

MEI recebe intimação do Governo sob o risco de SUSPENSÃO do CNPJ; saiba os detalhes
MEI recebe intimação do Governo sob o risco de SUSPENSÃO do CNPJ; saiba os detalhes (Imagem: FDR)

A Receita Federal já anunciou que vai suspender o CNPJ dos Microempreendedores Individuais que tiverem pendências com o órgão. Para evitar os prejuízos dessa suspensão o MEI tem até 31 de janeiro para regularizar a sua situação.

Segundo a Receita, quase 400.000 Microempreendedores Individuais possuem alguma irregularidade fiscal. Essas dívidas somam aproximado de R$ 2,25 bilhões.

Exclusão do Simples Nacional

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL PODE TER MAIS DE UM CNPJ MEI NO MESMO CPF? VEJA COMO FUNCIONA!

Reenquadramento no Simples Nacional

Depois de regularizar as pendências apontadas o Microempreendedor Individual deve pedir o reenquadramento no Simples Nacional. Para isso basta seguir os passos abaixo:

A principal razão que pode levar o Microempreendedor Individual a ser excluído do Simples Nacional é o não pagamento do DAS. Por sinal, o valor da contribuição acaba de ser reajustado, saiba mais.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile