Nome sujo CANCELA Bolsa Família? Entenda a polêmica

O MDS alerta os beneficiários do Bolsa família sobre as notícias que circulam na internet acerca do cancelamento dos depósitos por causa do nome sujo. Primeiros depósitos de 2024 começam na próxima semana. Para garantir o benefício é necessário cumprir com alguns requisitos.

Nome sujo CANCELA Bolsa Família? Entenda a polêmica
Nome sujo CANCELA Bolsa Família? Entenda a polêmica (Imagem: FDR)

Circulam na internet notícias sobre o cancelamento do Bolsa Família para quem tem o nome sujo. Essa informação tem feito muitos beneficiários entrarem em desespero. Afinal, os depósitos mensais são importantes para as famílias em vulnerabilidade social.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclarece que essa é uma falsa notícia. Por outro lado, a suspensão do benefício pode acontecer quando há inconsistências ou irregularidades no CPF do beneficiário.

CPF irregular no Bolsa Família

  • Os beneficiários devem ficar atentos às notificações feitas pelo MDS através do aplicativo do programa e no aplicativo Caixa Tem.
  • As inconsistências no CPF do beneficiário ou dos membros da família serão alertadas através deles.
  • Para saber se o seu CPF está regular basta acessar um desses apps ou entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no Disque Social 121.
  • Essas inconsistências acontecem por divergências de informações; cancelamento ou suspensão do CPF na base de dados da Receita.
  • Por isso as famílias que tiverem o benefício bloqueado em janeiro devem acessar o site da Receita Federal para conferir a situações do CPF.
  • A situação irregular no CPF de quem recebe o Bolsa Família é identificada conforme os dados fornecidos no Cadastro Único.
  • Com isso, também é necessário manter os dados do CadÚnico atualizados, o que pode ser feito em uma unidade do CRAS.
  • Após a regularização da situação a pendência será retirada de forma automática.
  • Assim, os depósitos poderão acontecer normalmente.

Os pagamentos de janeiro, primeiros do ano, começam no próximo dia 18, veja as datas.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.