Os brasileiros com mais de 18 anos que não são habilitados, mas têm interesse, podem tentar uma vaga no programa CNH Social. Esta iniciativa não é federal, isso significa que cabe ao governo de cada estado decidir se vale a pena oferecer o documento de forma gratuita. Em uma região há 7 mil oportunidades.
O programa CNH Social oferece a emissão da primeira via da habilitação para conduzir veículos automotores. E ainda, permite a inclusão de novas categorias. Ao promover ações como essas os estados acreditam no incentivo à busca por emprego na área de transporte, ou seja, aquecendo o mercado de trabalho.
Quem pode conseguir vaga na CNH Social?
De acordo com o diretor do Detran-ES (Departamento de Trânsito do Espírito Santo), Givaldo Vieira, no primeiro semestre de 2024 serão lançadas 3,5 mil vagas pela CNH Social no estado. No semestre seguinte outras 3,5 mil, totalizando 7 mil habilitações gratuitas neste ano.
Para concorrer e conseguir a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sem custos com aulas e provas é necessário atender aos critérios como:
- Ter mais de 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
- Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados até 16 de junho de 2023;
- Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos;
- Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.
Inscrições CNH Social no Espírito Santo
Para fazer sua inscrição na CNH Social no Espírito Santo é preciso acessar o canal online do Detran. Ao preencher e enviar sua ficha o candidato entra na seleção que acontecerá por critérios de desempate, como menor renda, idade, e outros.
Quando as inscrições estiverem abertas os interessados deverão:
- Acessar o site do Detran-ES;
- Clicar em “CNH Social”;
- Agora escolher a opção “Fazer inscrição”;
- Preencha a ficha cadastral com todas as informações solicitadas;
- Finalize.