Carteira do idoso: listamos todos os documentos exigidos e o procedimento de solicitação

Pontos-chave
  • A solicitação da carteira pode ser realizada de duas maneiras: online ou presencial;
  • A solicitação da carteira do idoso pode ser feita por cidadãos brasileiros com mais de 60 anos;
  • Para usufruir dos benefícios oferecidos pela carteira do idoso, o processo é descomplicado e intuitivo. 

A terceira idade recebe atenção especial com a introdução de recursos destinados a facilitar a vida dos aposentados. A emissão da carteira do idoso, que concede benefícios valiosos, está sob a responsabilidade da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), independente de serem segurados do INSS.

Carteira do idoso: listamos todos os documentos exigidos e o procedimento de solicitação
Carteira do idoso: listamos todos os documentos exigidos e o procedimento de solicitação. (Imagem: FDR)

A solicitação da carteira do idoso pode ser feita por cidadãos brasileiros com mais de 60 anos, proporcionando uma gama de vantagens. Entre elas, destacam-se as vagas preferenciais de estacionamento, meia-entrada em eventos, além do atendimento prioritário em estabelecimentos por todo o país. 

Contudo, uma das principais vantagens é o direito a passagens interestaduais de ônibus gratuitas. Para usufruir dos benefícios oferecidos pela carteira do idoso, o processo é descomplicado e intuitivo. 

Ao obter o documento, o cidadão pode apresentá-lo tanto online quanto presencialmente ao adquirir ingressos, passagens de ônibus, e em diversos estabelecimentos.

É relevante destacar que, no caso das passagens de ônibus interestaduais gratuitas, se as vagas estiverem ocupadas, o idoso ainda tem direito a um desconto de 50% no valor da passagem. 

A solicitação da carteira pode ser realizada de duas maneiras: online, através do site do Gov.br, ou presencialmente, no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Observe todos os detalhes a seguir!

Modelos de emissão da carteira do idoso

Emissão online

  1. Na plataforma, o cidadão deve clicar na opção “iniciar”;
  2. Em seguida, selecionar a opção “emitir carteira”;
  3. Após preencher os dados solicitados e informar os documentos (RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento), a carteira estará disponível para impressão.

Essa ferramenta fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais. É mais um passo para uma sociedade justa, que preza pelo respeito e pela valorização dos idosos. 

Emissão pelo CRAS

Caso você não queira pedir sozinho pela internet, também pode solicitá-lo junto ao CRAS. É preciso comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:

  1. Documento de identidade com foto;
  2. CPF;
  3. Número do NIS.

Caso não tenha o CadÚnico, aproveite o momento para realizar o cadastro e já emitir sua carteirinha de pessoa idosa. A carteira feita pelo CRAS pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Caso necessite com urgência, o CRAS pode emitir uma declaração provisória para o beneficiário.

Quais informações constam na carteira do idoso?

  • Nome Completo: é obrigatório a presença do nome completo do idoso para que possa ser feita a sua identificação.
  • Data de Nascimento: para comprovação da idade da pessoa idosa, também é necessário a inclusão da data de nascimento na carteirinha.
  • Número do Documento de Identificação: assim como a carteirinha de estudante que possui número de documento de identificação, a carteira do idoso também deve ter o número da carteira de identidade.
  • Número do CPF: mesmo caso do RG, o CPF é um documento importante na vida de todo cidadão e deve estar presente na carteirinha do idoso.
  • NIS: o NIS, Número de Inscrição Social, cadastro oferecido pelo Governo Federal para identificar o cidadão que recebe ou não benefício social, também é obrigatório na carteira da pessoa idosa.
  • Data de expedição e validade: a carteirinha do idoso também apresenta a data de expedição e de validade.
  • QR Code com código alfanumérico: além dessas informações, estará presente na carteira de pessoa idosa, um QR Code com código alfanumérico.

Quem pode solicitar a carteira do idoso?

Todas aquelas pessoas com mais de 60 anos que não tem comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso. Para solicitar é preciso ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.

Caso não tenha o cadastro, é preciso entrar em contato com o CRAS mais próximo de sua casa para realizar o cadastro. Ressaltando que, somente através da inscrição no CadÚnico que o cidadão terá acesso ao NIS (Número de Identificação Social).

Qual é a validade da carteira do idoso?

A carteira do idoso tem a validade de dois anos. Na própria carteirinha tem o prazo de validade. Por isso, sempre que estiver próximo de vencer, solicite uma nova e não fique sem.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.