Quem pode concorrer a uma das 3 mil vagas da CNH Social no Espírito Santo?

Desta segunda-feira, 29, em diante, estão disponíveis 3 mil vagas para a CNH Social no estado do Espírito Santo. O programa visa disponibilizar o acesso gratuito à primeira habilitação  do tipo A (moto) ou B (carro) para os cidadãos de baixa renda. O mesmo também vale para aqueles que já possuem habilitação e querem adicionar alguma categoria.

Quem pode concorrer a 3 mil vagas da CNH Social no Espírito Santo?
Quem pode concorrer a 3 mil vagas da CNH Social no Espírito Santo? (Imagem: Reprodução/Google)

O comunicado foi feito pelo Governo do Espírito Santo através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), na última sexta-feira, 26, durante coletiva virtual junto ao governador Renato Casagrande.

Na oportunidade, o chefe do Estado do Espírito Santo fez um anúncio sobre novas medidas de combate à pandemia da Covid-19. 

Os interessados poderão se inscrever a partir de hoje, 29, até às 23h59 do dia 7 de abril. O procedimento deve ser feito pelo site: www.detran.es.gov.br. Porém, é preciso que o candidato esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) até o dia 12 de fevereiro com os dados devidamente atualizados. 

Alguns outros requisitos também devem ser respeitados, como ter 18 anos completos ao se inscrever no programa, morar no Espírito Santo, apresentar uma renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos e não possuir restrições quanto à aquisição do documento. É importante mencionar que do total, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência (PCD).

Em 2021, a segunda fase do programa CNH Social que acontecerá no mês de junho ainda contará com outras 2.500 vagas. Já em setembro, a terceira fase também irá contemplar outros 2.500 aspirantes a motoristas.

Sendo assim, no total a oferta será de 8 mil vagas que contarão com um investimento de R$ 11 milhões

Enquanto isso, aqueles que aguardam pelo resultado da primeira fase, devem saber que o comunicado será feito por meio do site do Detran-ES às 12h do dia 13 de abril. Ressaltando que haverá uma lista de espera para aqueles que não forem selecionados neste primeiro momento. 

A lista da segunda chamada será publicada também pelo site do Detran-ES às 12h do dia 1º de junho. Esta alternativa tem o intuito de preencher todas as vagas remanescentes em caso de desclassificação ou desistência durante a primeira chamada. 

Na oportunidade, o diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, ressaltou a importância de obter a habilitação e qualificação profissional, tendo em vista que se trata de uma oportunidade de posto de trabalho em um momento tão difícil. 

“O programa CNH Social entra nesse pacote de medidas sociais como um importante meio de obtenção da habilitação e profissionalização dos condutores de maneira totalmente gratuita para abrir portas no mercado de trabalho.

“Vale lembrar que desde 2019 ampliamos a quantidade de vagas para as chamadas categorias profissionais, D e E, que oportuniza aos beneficiários dirigirem ônibus, vans, caminhões e carretas para empresas e de forma autônoma”, ressaltou. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.