Matrícula da CNH Social já começou em Goiás; atenção ao prazo

Detran GO abre novo período de matrícula para a CNH social. Nessa terça-feira (23), o Departamento de Trânsito Estadual informou os nomes dos 3 mil classificados para ter acesso a carteira de habilitação gratuita. O processo de validação da candidatura precisará ser feito até o dia 7 de abril pela internet. Acompanhe.

Matrícula da CNH Social já começou em Goiás; atenção ao prazo (Imagem: Reprodução/Google)
Matrícula da CNH Social já começou em Goiás; atenção ao prazo (Imagem: Reprodução/Google)

Os aprovados no processo seletivo da CNH Social, pelo Detran GO, terão até a primeira semana de abril para efetivar suas matrículas.

De acordo com o calendário do órgão, o último dia da candidatura ficou para 7 de abril. Com a pandemia da covid-19, todo o procedimento precisará ser feito pelo site do Detran.

Como fazer a matricula na CNH Social

O órgão explicou que os aprovados deverão realizar um agendamento pela internet, em um prazo de 30 dias. A marcação será necessária para que sejam entregues todos os documentos de identificação social e comprovação de renda, exigidos no edital.

Entre os informes que devem ser apresentados, estão: carteira de identidade, número do CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, vinculo de trabalho ou ensino e mais.

Depois de marcar a visita pela internet, basta aguardar o tempo de retorno do Detran. É importante ressaltar que a aprovação final da matrícula só será feita após a análise documental feita pelo órgão.

Atividades da CNH Social

Uma vez matriculado, o cidadão passará a ter o direito de isenção nas taxas do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular. Além disso, também fará de forma gratuita, o agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico, além das aulas e provas teóricas e práticas. Também são oferecidos até três retestes gratuitos, caso necessário.

Modalidade de inscrição na CNH Social

Nessa seleção, o Detran recebeu 42 mil candidaturas pelo projeto. Desse total, 35.873 inscritos foram para a modalidade urbana, na sequência 3.758 como estudantil e 2.326 Rural. O órgão informou ainda que a lista de remanejamento sairá em 30 de abril.

  • Modalidade estudantil: os estudantes devem ter entre 18 e 25 anos, estar com cadastro ativo no CadÚnico, ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública estadual. Para esta modalidade, um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
  • Modalidade urbana: é preciso saber ler e escrever, ser inscrito no CadÚnico e morar em cidade.
  • Modalidade rural: é preciso morar na zona rural, estar inscrito no CadÚnico e saber ler e escrever.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.