Aposentados e pensionistas do INSS se surpreendem com mudança anunciada pelo órgão

Foi confirmado pelo governo federal o reajuste salarial para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Todas as 39 milhões de pessoas que recebem algum pagamento vindo da Previdência Social terão aumento de salário em 2024. Os valores, porém, vão variar.

Aposentados e pensionistas do INSS se surpreendem com mudança anunciada pelo órgão
Aposentados e pensionistas do INSS se surpreendem com mudança anunciada pelo órgão (Imagem: FDR)

No início de janeiro do próximo ano o Ministério da Previdência Social deve divulgar um decreto com o reajuste exato do salário para aposentados e pensionistas do INSS. Mas já é possível saber qual será o acréscimo baseado em informações importantes que foram confirmadas recentemente.

Salário de aposentados e pensionistas do INSS

O salário dos aposentados e pensionistas do INSS depende de um fato muito importante: o quanto eles contribuíram em sua vida colaborativa. Quer dizer, qual foi a quantia paga mensalmente em desconto no seu salário influenciando na aposentadoria, auxílio temporário ou na pensão liberada aos dependentes.

Existem alguns públicos que sempre terão o mesmo valor fixo de salário previdenciário, porque a sua contribuição é exclusiva. É o caso do MEI (Micro Empreendedor Individual), da empregada doméstica, ou da dona de casa que contribuí como baixa renda. Eles recebem sempre valor igual ao piso do INSS.

Por isso, para saber quanto vai receber de benefício no próximo ano é importante entender se o seu salário equivale ao piso ou está acima desse valor. 

  • Piso do INSS: R$ 1.412,00, equivalente a R$ 92 a mais comparado a 2023;
  • Salários acima do piso: terão reajuste de 3,85% baseados na inflação deste ano.

O piso também é a quantia recebida por inscritos do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Como consultar o valor do salário do INSS?

A partir do pagamento de janeiro os aposentados e pensionistas do INSS já terão o acréscimo e mudança em seus salários. Para consultar exatamente o quanto vai cair na conta, cerca de 10 dias antes do início do calendário, no dia 25 de janeiro, será possível fazer a consulta online. 

  • Acesse o App Meu INSS e faça login;
  • No menu procure por “Extratos”;
  • Escolha “Extrato de pagamentos”;
  • Filtre a busca por “Janeiro/2024”;
  • Tenha acesso ao valor e data de liberação.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]