Tarifa do metrô sobe e passageiro descobre como usar o ticket sem reajuste

A tarifa do metrô subiu e sofreu um reajuste que os cidadãos paulistas não esperavam. Porém, existem alguns passageiros que descobriram uma forma de utilizar o serviço do transporte público sem que sejam penalizadas com o último aumento realizado. Veja abaixo como isto pode acontecer.

Tem DÍVIDAS até 5 mil? Saiba como quitar e ficar como NOME LIMPO
Tarifa do metrô sobe e passageiro descobre como usar o ticket sem reajuste (Imagem: FDR)

Para os cidadãos que já possuem o seu registro no Vale Transporte e também na EMTU não serão agravados com este último reajuste aplicado ao valor da passagem. Desta forma, a tarifa do metrô não deve impactar fortemente estas pessoas que conseguiram se antecipar e fazer parte deste programa especial.

No caso dos ônibus, os moradores da cidade de São Paulo não terão surpresas em 2024. Isto porque já foi anunciado que os preços destas passagens serão congelados no ano que vem. Portanto, não veremos nenhum tipo de reajuste, tanto redução como aumento, nas passagens de ônibus da cidade de SP.

Após mudança realizada, qual é a nova tarifa do metrô?

Agora, com a alteração realizada pelo governo do estado de São Paulo, o valor da tarifa subiu de R$ 4,40 para R$ 5,00. Todavia, é importante mencionar que o valor antigo segue em atividade até o dia 31 de dezembro de 2023. Após a virada do ano, o metrô já terá a aplicação da nova tarifa em vigor.

Ou seja, é essencial que os consumidores do transporte público estejam atentos e não sejam pegos de surpresa com a mudança aplicada. Desta forma, conseguirão manter o seu transporte diário. Pelo menos uma boa notícia foi confirmada recentemente e pegou os paulistanos de surpresa.

Transporte público gratuito em SP

Com a novidade, os transportes públicos da cidade de São Paulo serão gratuitos em todos os domingos. Ou seja, será possível fazer a sua viagem/translado sem a necessidade de pagamento. Esta medida também será válida para o dia de Natal, o feriado de Ano Novo e no aniversário da cidade, em 25 de janeiro.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].