Tarifa Zero para o transporte público de SP é sancionada e começa a valer

A tarifa zero para o transporte público de São Paulo (SP) já está valendo após ser sancionada. Agora, os cidadãos do município de São Paulo estão sendo beneficiados com transporte público gratuito. Veja abaixo quem são os brasileiros que poderão usufruir deste benefício concedido pela prefeitura da cidade.

Tarifa Zero para o transporte público de SP é sancionada e começa a valer (Imagem: FDR)

A menos de um ano das eleições municipais, o prefeito de São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB), anunciou a oficialização da tarifa zero. Esta medida será inclusa em todos os domingos. Ou seja, nestes dias, o transporte público da cidade será gratuito e nenhum cidadão terá cobrança realizada.

Desta forma, os milhões de paulistanos que consomem o transporte público da cidade terão um menor peso no seu bolso. A medida também deve ocorrer, de forma excepcional, na próxima terça-feira. Isto porque a prefeitura de São Paulo anunciou que o projeto tarifa zero também ocorrerá no Natal.

Transporte público de São Paulo (SP) conta com Tarifa Zero aos domingos

Além do feriado de Natal, a prefeitura de São Paulo também vai isentar o pagamento de passagens no Ano Novo. Isto também deve acontecer no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade. Ao todo, todos os 4.830 ônibus da cidade serão contemplados com estas mudanças, que já tiveram início no último domingo.

Esta medida busca ampliar o acesso ao transporte público para os moradores da cidade de São Paulo. Além disto, busca fomentar a própria cidade, tendo em vista que famílias poderão utilizar o transporte para conhecer novos locais gratuitamente. Porém, esta liberação custará caro aos cofres públicos.

Quanto a prefeitura deixará de arrecadar com a mudança?

De acordo com os números passados pela prefeitura, a medida faz com que R$ 283 milhões sejam retirados do orçamento público. Isto porque serão milhões de pessoas que deixarão de efetuar os pagamentos em domingos. Para mais informações sobre a isenção desta cobrança, clique aqui e saiba mais. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].