Moradia GRATUITA em 2024 vira um direito para muitos brasileiros; saiba como

O governo federal anunciou uma série de novidades para a população em 2024. Uma destas novidades garante moradia gratuita para os cidadãos. Veja abaixo quem serão estas pessoas que poderão ter acesso à casas de forma gratuita e como você pode solicitar este grande benefício.

Novo Minha Casa Minha Vida vai beneficiar mais de 180 mil famílias
Moradia GRATUITA em 2024 vira um direito para muitos brasileiros; saiba como (Imagem: FDR)

Os cidadãos que fazem parte dos programas Bolsa Família e o também do Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão beneficiados com moradia gratuita. Esta será prestado via Minha Casa Minha Vida. A diferença é que estes cidadãos não terão necessidade de efetuar o pagamento de parcelas.

Desta forma, terão a sua moradia garantida de forma gratuita. Esta medida busca democratizar o acesso à casas próprias no país. Com isto, o governo federal garante uma melhora na qualidade de vida para milhões de brasileiros que estão ligados à programas sociais e precisam destes valores para conseguir sobreviver.

Como ter acesso à moradia gratuita?

Para ter acesso, é fundamental respeitar os requisitos citados acima. Entre eles, participar do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Veja como se inscrever em cada um dos programas citados acima e não tenha dúvidas sobre a realização do seu registro.

Bolsa Família:

  • Para se inscrever no Bolsa Família, é preciso que o cidadão visite uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com documento de identidade, certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de residência;

BPC:

  • Para ter acesso ao BPC, é fundamental que o cidadão visite uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e respeite os requisitos do programa. Para saber quais são, clique aqui e saiba mais;

Minha Casa Minha Vida:

  • Para se inscrever no Minha Casa Minha Vida, é necessário que o brasileiro visite uma agência da Caixa Econômica Federal e cumpra os pedidos feitos pelo banco estatal. Para mais informações, clique aqui. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].