Minha Casa Minha Vida libera guia para verificar se o contrato está quitado

Uma medida recente publicada pelo Governo Federal isentou famílias atendidas por programas sociais do pagamento das parcelas do Minha Casa Minha Vida. Com isso, o financiamento imobiliário foi quitado. Saiba como conferir qual a atuação condição do contrato.

Minha Casa Minha Vida libera guia para verificar se o contrato está quitado
Minha Casa Minha Vida libera guia para verificar se o contrato está quitado. (Imagem: FDR)

A medida é válida para as famílias que são atendidas tanto pelo Benefício de Prestação Continuada quanto pelo Bolsa Família. Para elas, o pagamento das prestações do financiamento não será mais necessário.

No entanto, vale lembrar que a mudança só atinge aquelas famílias que já possuíam algum contrato ativo. Além disso, o dinheiro que já foi pago pelo financiamento não será devolvido. Porém, novas prestações não precisarão ser pagas.

De acordo com o Governo Lula, cerca de 700 mil contratos serão quitados em todo o Brasil. Para saber se foi beneficiado, o cidadão deverá realizar a checagem da situação do contrato com a instituição financeira responsável pelo financiamento.

Veja como saber se seu contrato do Minha Casa Minha Vida foi quitado:

  • Caso o contrato tenha sido firmado com a Caixa Econômica Federal, a consulta poderá ser realizada no site da instituição;
  • Ao acessar a plataforma, o cidadão deverá inserir o seu CPF e chegar a situação do contrato;
  • Caso tenha sido contemplado, ele será informado que o contrato foi liquidado e que o termo de quitação será emitido até o dia 20 de janeiro;
  • Consulta também pode ser realizada por meio do App Habitação Caixa, Internet Banking ou Caixa Tem;
  • Já para quem tem contrato firmado com o Banco do Brasil, a consulta deve ser realizada por meio da Central de Relacionamento do banco, que está disponível no telefone 4004-0001;
  • Outra opção é buscar uma agência do banco para realizar a checagem;
  • Vale lembrar que, caso tenha direito, o cidadão será isento automaticamente, sem precisar realizar nenhuma solicitação pelo benefício.

Confira mais informações sobre o programa habitacional do Governo Federal neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.