Feriados de 2024: confira a lista completa das folgas do ano

Pontos-chave
  • Próximo ano terá apenas 2 feriados proongados
  • Feriados e ponto facultarivos são diferentes.
  • Trabalho no feriado garante remuenração diferenciada

O calendário de feriados de 2024 não é tão animador para quem aguarda por uma folguinha. Será apenas dois feriados nacionais prolongados ao longo do ano. Veja todas as datas.

Feriados de 2024: confira a lista completa das folgas do ano
Feriados de 2024: confira a lista completa das folgas do ano (Imagem: FDR)

O Ano Novo nem começou e os brasileiros já começam a se preparar para as folgas. Mas, o calendário de feriados de 2024 pode não ser tão animador quanto o esperado. Serão apenas dois feriados nacionais prolongados, onde os trabalhadores aproveitam vários dias de folga e podem descansar.

Além disso, alguns feriados cairão em finais de semanas, sábados ou domingos, o que deve fazer com que muitos trabalhadores não aproveitem folgas.

Feriados de 2024

  • 1º de janeiro (segunda-feira): Confraternização Universal
  • 12 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
  • 13 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
  • 29 de março (sexta-feira): Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo
  • 21 de abril (domingo): Tiradentes
  • 1º de maio (quarta-feira): Dia do Trabalho
  • 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (sábado): Finados
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal

Vale lembrar que esses são feriados nacionais, é necessário conferir o calendário local para saber todos os feriados que você terá no próximo ano. Por exemplo, o Dia da Consciência Negra é um feriado em apenas alguns locais do país, o mesmo acontece com diversas outras datas comemorativas locais.

O governo do estado de Rondônia, por exemplo, já divulgou o calendário completo de feriados no estado para o próximo ano, incluindo os municipais; clique aqui para conferir as datas.

Feriados de 2024: confira a lista completa das folgas do ano (Imagem: FDR)
Feriados de 2024: confira a lista completa das folgas do ano (Imagem: FDR)

Diferença entre feriado e ponto facultativo

O feriado é uma data convencionada nacionalmente, no estado ou no município em que as atividades dos diversos setores são suspensas. Nessas situações o empregador não pode descontar o dia não trabalhado.

Quando o feriado cai em uma quinta-feira é comum que a sexta-feira, o mesmo pode acontecer se o feriado cair em uma terça-feira, seja decretada ponto facultativo, o que torna o feriado prolongado.

Nesse caso, a empresa decide se dará folga ou não aos seus funcionários. Novamente essa liberação acontece sem prejuízo salarial.

Se a empresa decidir manter suas atividades os trabalhadores não receberão em dobro, como acontece nos trabalhos nos feriados. O pagamento extra será aplicado apenas se o trabalhador fizer horas extra.

Por outro lado, se a empresa escolher funcionar no ponto facultativo ou no feriado, o trabalhador for convocado e faltar, ele terá o dia descontado do salário.

Vale lembrar que o ponto facultativo é definido pelo governo e não pela empresa. Além disso, nos órgãos públicos o ponto facultativo sé considerado feriado.

Quando é o carnaval 2024?

O feriado de Carnaval é um dos mais aguardados pelos brasileiros, afinal, essa é uma das festas mais tradicionais do país. O Carnaval 2024 será comemorado nos dias 10, 11, 12 e 13 (sábado, domingo, segunda e terça-feira), sendo que o feriado é apenas na segunda-feira.

Outro feriado bastante aguardado também é o da Sexta-feira Santa, afinal, como o próprio nome já diz ele sempre cai em uma sexta-feira.

Com isso é possível se programar para fazer aquela viagem tão desejada.

Passagens aéreas mais baratas

No próximo ano os brasileiros poderão contar com o Voa Brasil, programa criado pelo Governo Federal e que vai oferecer passagens aéreas por R$ 200.

A iniciativa será voltada para alguns grupos em específico, como idosos e estudantes do Prouni. No caso dos estudantes, eles serão beneficiados até mesmo com passagens internacionais, que devem colaborar com os intercâmbios.

No entanto, ainda não foram divulgadas grandes informações sobre o Voa Brasil.

Inicialmente o programa seria iniciado nesse ano, mas, depois de sucessivos adiamentos, acabou ficando para 2024, veja mais.

Além disso, as companhias aéreas que atuam no Brasil se uniram para oferecer passagens em voos domésticos por R$$ 799. Nesse caso, o comprador deve respeitar o tempo limite para a compra da passagem, saiba mais.

As duas iniciativas devem atingir a públicos diferentes, mas, vão favorecer o turismo, principalmente dentro do país.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.