Aposentadoria MEI foi ampliada pelo INSS para facilitar a vida dos empreendedores

No Brasil, o MEI que possui o registro formal garante o acesso a diversos benefícios. Entre eles, um dos principais é o direito a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2024, a previsão é que o benefício seja ampliado, garantindo um maior conforto aos microempreendedores.

Aposentadoria MEI foi ampliada pelo INSS para facilitar a vida dos empreendedores
Aposentadoria MEI foi ampliada pelo INSS para facilitar a vida dos empreendedores. (Imagem: FDR)

Para garantir a aposentadoria, é preciso que o MEI realize regularmente o pagamento da DAS. O documento, que é emitido mensalmente, reúne o pagamento dos principais impostos. Além disso, ele garante a contribuição mensal com a Previdência Social.

Ao realizar o pagamento, o MEI estará somando tempo de contribuição, o que é essencial para garantir a aposentadoria no futuro. No entanto, atualmente, essa contribuição é unificada para todos os microempreendedores. Dessa forma, ao solicitarem o benefício, eles terão direito a uma aposentadoria com o valor de um salário mínimo.

Confira as possíveis mudanças para o MEI em 2024:

Confira mais detalhes sobre os direitos e deveres do microempreendedor individual no Brasil neste link.

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile