Aposentadoria MEI foi ampliada pelo INSS para facilitar a vida dos empreendedores

SãO PAULO (SP) — No Brasil, o MEI que possui o registro formal garante o acesso a diversos benefícios. Entre eles, um dos principais é o direito a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2024, a previsão é que o benefício seja ampliado, garantindo um maior conforto aos microempreendedores.

Aposentadoria MEI foi ampliada pelo INSS para facilitar a vida dos empreendedores
Aposentadoria MEI foi ampliada pelo INSS para facilitar a vida dos empreendedores. (Imagem: FDR)

Para garantir a aposentadoria, é preciso que o MEI realize regularmente o pagamento da DAS. O documento, que é emitido mensalmente, reúne o pagamento dos principais impostos. Além disso, ele garante a contribuição mensal com a Previdência Social.

Ao realizar o pagamento, o MEI estará somando tempo de contribuição, o que é essencial para garantir a aposentadoria no futuro. No entanto, atualmente, essa contribuição é unificada para todos os microempreendedores. Dessa forma, ao solicitarem o benefício, eles terão direito a uma aposentadoria com o valor de um salário mínimo.

Confira as possíveis mudanças para o MEI em 2024:

Confira mais detalhes sobre os direitos e deveres do microempreendedor individual no Brasil neste link.

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile