De volta no mês de dezembro, o pagamento do auxílio gás começou na última segunda-feira. Nesta quarta-feira (13), um novo repasse acontece para milhares de famílias beneficiadas com o programa Bolsa Família. O valor extra ajuda na compra do botigão de gás de cozinha de 13 kg.
O valor do Auxílio Gás em dezembro, assim como em todos os outros meses, foi calculado com base em uma pesquisa feita pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). É realizada a apuração do preço do botijão de gás de 13 kg em todo país, e tirada a média em que se encontra o valor nacional.
O valor do gás de cozinha é composto não só pelo GLP, mas também por outros fatores, como os custos para distribuição, o lucro, e os impostos. Apenas metade da quantia que chega até os consumidores tem relação direta com o valor que foi repassado da Petrobras.
Quando foi criado, o programa carregava o objetivo de repassar para as famílias 50% da média nacional cobrada pelo produto. Em 2023, porém, foi estabelecido por lei que a quantia a ser paga deve ser de 100% dessa média.
Por onde é realizado o pagamento?
O pagamento é feito no Caixa Tem. Vale lembrar da necessidade de estar com os dados atualizados no Cadastro Único e ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. O Auxílio Gás já chegou a pagar R$ 110, mas nunca ficou tão acima deste valor.
O CadÚnico é a plataforma pública do governo em que ficam reunidos os dados das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ao se inscrever exclusivamente de forma presencial nesta plataforma, o grupo familiar fica disponível para ser selecionado em programas sociais.
Calendário do Bolsa Família e auxílio gás em dezembro
- 11/12 – NIS final 1 (pago);
- 12/12 – NIS final 2 (pago);
- 13/12 – NIS final 3;
- 14/12 – NIS final 4;
- 15/12 – NIS final 5;
- 18/12 – NIS final 6;
- 19/12 – NIS final 7;
- 20/12 – NIS final 8;
- 21/12 – NIS final 9;
- 22/12 – NIS final 0.