Milhões de pessoas aguardam a publicação do salário mínimo para 2024. Tudo porque, a quantia é usada como referência para o pagamento aos trabalhadores, aposentados, pensionistas e beneficiados do governo. Ainda não houve o decreto oficial, mas já existem expectativas sobre o novo piso salarial do país.
A cada entrada de ano deve obrigatoriamente haver um novo salário mínimo. Este compromisso de reajuste do governo federal está estabelecido pela Constituição. A ideia é que todos os brasileiros consigam ter aumento de salário para que acompanhem os acréscimos de produtos e serviços de consumo.
Novo salário mínimo para 2024
Já existem expectativas sobre o novo salário mínimo para 2024, isso porque em agosto o governo federal criou um plano de orçamento contendo a sugestão do piso. Este plano foi enviado para análise e aprovação dos deputados e senadores que compõem o Congresso Nacional.
Além do valor do salário mínimo, o Orçamento de 2024 ainda incluí todos os valores que o governo pretende gastar nos diferentes setores. E o texto precisa ser aprovado até dezembro deste ano para começar a valer no ano que vem.
De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o piso salarial de 2024 será de:
- Valor do novo salário mínimo: R$ 1.421,00 a partir de 2024.
A quantia considera para o reajuste a projeção para inflação deste ano, e o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás.
Mudanças com o novo salário mínimo
A partir da definição do novo salário mínimo, outros pagamentos serão afetados porque usam essa quantia como referência. Valerá para salários que são pagos pelo poder público, como por exemplo:
- Aposentadoria e pensão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): mínimo igual ao piso;
- BPC (Benefício de Prestação Continuada): igual ao piso;
- PIS/PASEP: máximo igual ao piso;
- Seguro-desemprego: mínimo igual ao piso.