Critérios para ISENÇÃO do IPTU já foram divulgados e há prazo máximo de solicitação

Alguns contribuintes têm direito a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Seja por conta do seu perfil, ou devido as condições do próprio imóvel que podem garantir este benefício. É preciso estar atento a quem cumpre com as regras, e respeitar o prazo máximo para solicitar a isenção e usar em 2024.

Critérios para ISENÇÃO do IPTU já foram divulgados e há prazo máximo de solicitação
Critérios para ISENÇÃO do IPTU já foram divulgados e há prazo máximo de solicitação (Imagem: FDR)

A isenção do IPTU é direito de uma série de contribuintes, mas vai depender da legislação de cada município. Isso porque, o recolhimento do imposto faz parte de um dos direitos da prefeitura que recebe dos moradores uma contribuição pelo uso de serviços públicos. 

Quem tem direito a isenção do IPTU em 2024?

Na realidade, a lista compartilhada a seguir traz uma prévia sobre quem tem direito a isenção do IPTU em 2024. Podem haver ainda mais possibilidades de conseguir a redução do tributo, ou do não pagamento do imposto, tudo vai depender da organização da prefeitura onde mora.

É importante lembrar que há cobrança do imposto para imóveis, prédios, apartamentos, salas comerciais e até mesmo terrenos. Para conseguir a isenção do imposto é importante estar em pelo menos um desses critérios:

Como pedir a isenção do IPTU?

A isenção do IPTU 2024 não será automática, os moradores que têm direito ao benefício devem fazer a solicitação direto com a prefeitura. É preciso entender ainda que o pedido não garante o acesso ao não pagamento, também será necessário aguardar a resposta do município.

O imóvel deve estar em nome do cidadão que cumpre com os requisitos que dão direito a isenção, e normalmente a concessão é feita para apenas uma propriedade.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile