Contas em dia: Veja como se livrar das dívidas e ter o nome limpo ainda em 2023

Pontos-chave
  • Manter as contas em dia requer um planejamento
  • Família deve ser incluída
  • Renegociação das dívidas é uma das estratégias

Final do ano e muitos brasileiros planejam a vida financeira para 2024. Manter as contas em dia faz parte desse planejamento. Para isso, existem algumas alternativas que podem te ajudar a sair da inadimplência ainda em 2023.

Contas em dia: Veja como se livrar das dívidas e ter o nome limpo ainda em 2023
Contas em dia: Veja como se livrar das dívidas e ter o nome limpo ainda em 2023

O planejamento financeiro é uma das etapas mais importantes para o fechamento de 2023. Começar o ano novo com as contas em dia precisa ser uma meta para os trabalhadores. Para ajudar nisso existem algumas estratégias que podem ser adotadas.

Como manter as contas em dia ainda em 2023

Limpar o nome pode não ser uma tarefa fácil para os brasileiros, principalmente para aqueles que acumulam altas dívidas. Mas, algumas ações podem facilitar a sua organização financeira e, consequentemente, ajudar a manter as contas em dia.

Anote todos os seus gastos

Não dá para ter um controle real sem saber o quanto você gasta por mês. É importante anotar todos os gastos, do cafezinho às contas fixas.

Isso é um exercício que vai te mostrar para onde o seu dinheiro está indo e fazer uma reorganização financeira efetiva.

Corte gastos desnecessários

Depois de anotas os gastos, provavelmente você terá uma noção do quanto está “desperdiçando” do seu dinheiro. Então, é hora de cortar os gastos desnecessários.

Nesse quesito é possível cortar aquele cafezinho e preferir tomá-lo em casa ou levar o seu próprio café para o trabalho. Além disso, outras estratégias podem ser adotadas, como:

  • Apagar a luz dos cômodos ao sair.
  • Deixar o chuveiro na posição verão durante o calor.
  • Acumular o máximo de roupas possíveis para usar a máquina de lavar menos vezes.

Lembre-se que alguns desses cortes, como o café ou a suspensão da assinaturas de streaming podem ser temporários até que você consiga organizar sua vida financeira.

Converse com a sua família

Nesse momento é importante envolver os familiares, principalmente no quesito de corte de gastos. Alguns podem estranhar e até afirmar que não farão algumas tarefas, como reduzir o uso de eletrônicos.

Por isso é importante deixar claro que alguns dos cortes são temporários e que quanto mais eles ajudarem, mais rápido as coisas poderão se normalizar.

Contas em dia: Veja como se livrar das dívidas e ter o nome limpo ainda em 2023
Contas em dia: Veja como se livrar das dívidas e ter o nome limpo ainda em 2023

Crie metas financeiras

Reuniu a família para conversar sobre as estratégias para manter as contas em dia? Aproveite para criar metas em conjunto, isso deve contribuir para que todos aceitem de forma mais fácil.

Deixe que cada membro crie uma meta para si, mostrando de que forma eles poderão contribuir para a redução de gastos.

Algumas metas podem ser gerais, como desligar as luzes ao sair dos cômodos ou diminuir o tempo de banho. Outras podem ser específicas, como reduzir o consumo de alimentos fora de casa.

Evite fazer notas dívidas enquanto reorganiza sua vida financeira

Lembre-se do seguinte: antes de assumir uma dívida é necessário pagar as assumidas anteriormente. Ou seja, busque quitar os débitos já assumidos antes de iniciar novos, isso deve ajudar a você não se embolar.

Caso a compra de um item seja indispensável, faça pesquisas em diferentes lojas, incluindo as virtuais; para saber as regras dessa modalidade, clique aqui.

Prefira fazer as compras a visa

Tem uma grana a mais nesse final de ano? Aproveite primeiro para quitar seus débitos e depois para fazer as compras de final de ano à vista. Isso deve contribuir para a redução das dívidas do começo do ano.

Lembre-se que no início de cada ano algumas cobranças são comuns, como o IPTU e o IPVA, além da matrícula e da compra dos materiais escolares.

Renegocie suas dívidas com os credores

Por fim, uma das alternativas mais eficientes para começar 2024 com as contas em dia é fazer a renegociação das suas dívidas. Isso pode ser feito diretamente com os credores, quando você pode fazer uma proposta segundo o valor que tem disponível e seu poder de pagamento.

Ou poderá usar programas como o Desenrola Brasil que tem uma média de 83% de desconto sobre o valor da dívida.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.