INSS garante auxílio do BPC em novembro; siga essas dicas e não erre na solicitação

Existe a ansiedade para ter acesso o quanto antes ao auxílio do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O repasse do mês de novembro, inclusive, já está garantido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja como solicitar o pagamento e valores envolvidos.

INSS garante auxílio do BPC em novembro; siga essas dicas e não erre na solicitação
INSS garante auxílio do BPC em novembro; siga essas dicas e não erre na solicitação. Imagem: FDR

O benefício é assistencial, pago para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e por isso precisam de uma ajuda vinda do poder público. Por não se tratar de um benefício previdenciário, ao receber o BPC o titular não tem acesso ao 13° salário pago em duas parcelas durante o ano.

O que é o BPC?

O Benefício de Prestação Continuada, conhecido muitas vezes nome de LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), oferece ao cidadão de baixa renda um auxílio financeiro. Isso, se o cidadão em questão demonstrar que não consegue trabalhar devido as suas limitações.

Ao solicitar o BPC o requerente pede a ajuda de um salário mínimo todos os meses para lidar com os custos básicos para sobrevivência, como compra de alimentos, remédios, tratamentos clínicos, roupas, e outros. A liberação do benefício é feita pelo INSS, e contempla:

  • Idosos;
  • Pessoas com deficiência.

Critérios para ter acesso ao BPC

Para ter a resposta positiva do INSS sobre o pedido do BPC não basta ser idoso ou pessoa com deficiência (PCD). É necessário cumprir com todos os critérios de elegibilidade para o programa que vão determinar os grupos que fazem jus ao pagamento do auxílio social todos os meses. São eles:

  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Ter renda familiar de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa (em 2023 é igual a R$ 330);
  • Idosos acima de 65 anos;
  • Pessoas com incapacidade física ou mental que as impeça de trabalhar, ou de estarem ativas na sociedade.

Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.