REDUÇÃO na mensalidade do Bolsa Família pega os titulares de surpresa

O Bolsa Família do mês de novembro está pegando alguns dos titulares de surpresa. Isto porque houve uma redução considerável no pagamento de alguns cidadãos. Desta forma, veja abaixo o que pode ter acontecido para que o seu benefício fosse reduzido.

Valor do Bolsa Família de novembro já está disponível para consulta online
REDUÇÃO na mensalidade do Bolsa Família pega os titulares de surpresa (Imagem: FDR)

Neste mês, o Bolsa Família do mês de novembro acabou sendo reduzido para milhões de famílias. Isto porque alguns dos titulares conseguiram, entre o último pagamento e o mais recente, arrumar um emprego formal. Desta forma, o depósito mensal do programa foi reduzido pela metade.

Ou seja, para aproximadamente 2,54 milhões de beneficiários, o valor médio pago pelo programa social foi de R$ 372,52. Isto é algo normal, tendo em vista a implementação feita pelo governo federal com o retorno do programa. Veja abaixo mais motivos que podem ter levado à redução no depósito de novembro.

Bolsa Família foi reduzido em novembro

Para estes casos, quando o titular da conta se vincula profissionalmente com uma empresa, o seu benefício é reduzido pela metade. Porém, existem milhões de famílias que não conseguiram arrumar um emprego formal e, mesmo assim, o seu auxílio foi reduzido.

Porém, é preciso lembrar que muitas destas famílias também estão inscritas no Auxílio Gás. Este benefício, cedido para todos os beneficiários do Bolsa Família, é pago de maneira bimestral. Ou seja, ocorre a cada dois meses. Tendo em vista que ele foi feito em outubro, o pagamento só deve ocorrer em dezembro.

Qual é a data de pagamento do programa neste mês?

Muitos brasileiros estão se perguntando quando o pagamento do Bolsa Família será realizado no mês de novembro. Para isto, é preciso que o titular utilize o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS) como referência e verifique o calendário oficial emitido pela Caixa Econômica Federal:

  • NIS final 1: dia 17 de novembro;
  • NIS final 2: dia 20 de novembro (pagamento antecipado para o dia 18/11);
  • NIS final 3: dia 21 de novembro;
  • NIS final 4: dia 22 de novembro;
  • NIS final 5: dia 23 de novembro;
  • NIS final 6: dia 24 de novembro;
  • NIS final 7: dia 27 de novembro (pagamento antecipado para 25/11);
  • NIS final 8: dia 28 de novembro;
  • NIS final 9: dia 29 de novembro;
  • NIS final 0: dia 30 de novembro.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].