Notícia sobre renda EXTRA na conta do FGTS anima milhares de trabalhadores

Você sabia que está em discussão uma correção que pode trazer renda extra ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)? A possibilidade voltou a ser pautada no Supremo Tribunal Federal (STF) no início deste mês de novembro. Entenda o que está em jogo.

Notícia sobre renda EXTRA na conta do FGTS anima milhares de trabalhadores
Notícia sobre renda EXTRA na conta do FGTS anima milhares de trabalhadores. Imagem: FDR

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.090 questiona a atual correção do FGTS, que utiliza a Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano. A intenção é declarar a inconstitucionalidade desse índice e substituí-lo por um indicador de inflação, como o IPCA-E ou o INPC. Esse movimento busca uma alteração no formato de revisão.

A revisão do FGTS está em pauta desde abril, com o voto inicial do ministro Luís Roberto Barroso. Ela propõe que a remuneração do Fundo de Garantia seja equiparada à da poupança, atualmente em 6,17% ao ano mais TR.

Quais serão as mudanças no FGTS?

O projeto de lei que deve ser encaminhado para o Congresso Nacional, após aprovação do próprio presidente Lula, vai trazer mudanças no FGTS. Para o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a ideia de alterar as regras atuais tem como objetivo “corrigir injustiças”.

Na verdade, desde o início do ano quando assumiu a Pasta, o ministro do Trabalho já apresentou a proposta de colocar fim na modalidade de saque-aniversário. Mas, ao longo do tempo foi alterando seu discurso, e agora a ideia é outra.

Ao invés de não permitir mais que o trabalhador opte por essa versão, o projeto de lei pretende:

YouTube video player
Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile