INSS dá início a novo tipo de perícia médica atingindo BPC, auxílio-doença e mais

No dia 1º de novembro foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma lei para integrar o programa de enfrentamento à fila do INSS (Instituto Nacional Seguro Social). Uma das ações previstas na legislação altera a forma como a perícia médica é feita, a fim de agilizar este procedimento.

INSS dá início a novo tipo de perícia médica atingindo BPC, auxílio-doença e mais
INSS dá início a novo tipo de perícia médica atingindo BPC, auxílio-doença e mais (Imagem: FDR)

Além da demanda de análises administrativas, o INSS também tem uma fila de espera com mais de 1 milhão de pedidos de benefícios por incapacidade aguardando resposta. Sendo que há 3.327 peritos médicos habilitados pela Previdência Social, com 2.535 em atividade.

O que muda na perícia médica do INSS?

Com a lei para diminuição da fila de espera, ficam permitidas ações de otimização da perícia médica do INSS. O procedimento é obrigatório para requerer algum benefício por incapacidade. Diante disso, passa a ser aceito:

Quem pode passar na perícia médica online do INSS?

Ficam autorizados a passar pela perícia do INSS por telemedicina ou de maneira documental, os segurados que estão solicitando:

Como passar pela nova perícia do INSS?

Nas duas formas de perícia online do INSS é preciso solicitar o benefício no aplicativo ou site Meu INSS antes. E então dar andamento ao processo.

Atestado ou laudo médico

Telemedicina

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile