Embora muitas pessoas enxerguem na Black Friday 2023 a chance de comprar eletrônicos e eletrodomésticos, há outros produtos que ficam com valores mais vantajosos. Um exemplo são as passagens aéreas que podem estar mais baratas neste momento e significar um belo investimento.
Oficialmente a Black Friday 2023 deve acontecer no dia 24 de novembro, a última sexta-feira do mês. Antes disso, porém, algumas empresas já dão início a campanha de promoções e benefícios até mesmo em busca de fidelizar seus clientes para a data mais aguardada do ano.
Aumento no valor das passagens aéreas em 2023
Ouvidos pelo UOL especialistas dão dicas sobre comprar passagens aéreas aproveitando o período da Black Friday 2023. Já que o IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo) de outubro subiu 0,24% puxada principalmente pelo aumento no valor das passagens, com crescimento de 23,7% naquele período.
Rodrigo Salvador, sócio da HCI Invest e planejadora financeira CFP. O especialista diz que não é possível garantir que a Black Friday terá preços mais atrativos. De acordo com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) as empresas aéreas realizam com frequência promoções fora da temporada de Black Friday.
Como estamos próximos ao final do ano e a demanda por viagens aumenta, as passagens também ficam mais caras. Deixar para comprar o bilhete próximo da data pode ser o pior erro de quem quer economizar.
Dicas para comprar passagens aéreas na Black Friday 2023
Usando sua conta no X (antigo Twitter), a influenciadora especialista em finanças, Nath Finanças, destacou algumas dicas que podem ajudar a economizar na compra das passagens aéreas, e que podem ser usadas durante a Black Friday 2023.
- Compare preços: use um filtro comparador de preços do próprio Google, ou faça a pesquisa de forma individual. Consulte no site da companhia aérea e em empresas parceiras;
- Flexibilize a escolha de datas: estamos em época de temporada, férias escolares unidas ao verão e as festas natalinas. Por isso, as passagens tendem a ficar mais caras. Flexibilize as datas, se não conseguir deixar para viajar depois prefira os dias de semana ou horários menos procurados;
- Esteja por dentro das promoções: ative no site das companhias aéreas o alerta de promoções que pode ser enviado para o seu e-mail, assim você não perde os melhores descontos;
- Use o modo anônimo no navegador: sem reconhecer o perfil do consumidor que fica armazenado com base nas suas últimas buscas, o sistema consegue oferecer as ofertas com menores preços;
- Utilize milhas e pontos: as promoções do seu cartão de crédito, relação com o banco e outros, devem ser revertidos na transformação em passagens aéreas.