Lula aprova mudança no INSS para ANTECIPAR o pagamento dos benefícios

Nesta semana foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a lei que cria o programa de enfrentamento à fila de pedidos previdenciários. Entre as ações que serão promovidas com base nesta nova legislação, está uma que traz mudanças para a perícia médica no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Lula aprova mudança no INSS para ANTECIPAR o pagamento dos benefícios
Lula aprova mudança no INSS para ANTECIPAR o pagamento dos benefícios (Imagem: FDR)

A lei sancionada por Lula cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). A intenção é de que o INSS use as medidas aprovadas por nove meses, mas com possibilidade de prorrogação por mais três meses chegando a completar doze meses de funcionamento direto.

Quais ações vão antecipar os pagamentos do INSS

Em busca de antecipar a liberação de benefícios do INSS, fica autorizado:

Estas ações devem ser aplicadas principalmente aos pedidos que estão com análise acima de 45 dias, ou para perícias médicas que foram agendadas há mais de 30 dias. 

Telemedicina substituindo a perícia médica

O uso da telemedicina para substituir a perícia médica presencial tem sido uma das grandes apostas do INSS. Tudo porque, o Instituto admite que hoje o número de pedidos que precisam de perícia são muito maiores do que o de profissionais habilitados à realização deste tipo de serviço.

São 3.327 profissionais credenciados, sendo 2.535 em atividade, enquanto em setembro haviam 635 mil segurados aguardando a perícia médica. O volume sobe para mais de um milhão, se considerados os pedidos de BPC/Loas.

A ideia é que a perícia remota funcione da mesma forma que o projeto-piloto testado no ano passado: o segurado deve comparecer na agência do INSS, em horário previamente agendando onde será atendido em uma cabine com acesso à internet.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile