Bancos funcionam presencialmente nesta segunda-feira (20)? Entenda as mudanças

Após o feriado ocorrido na semana passada, referente à Proclamação da República, muito se falou sobre os bancos nesta segunda-feira, 20/11. Portanto, veja abaixo qual será o horário de funcionamentos de bancos e agências bancárias nesta próxima segunda-feira.

Como assim? Bancos concedem empréstimo consignado sem autorização dos clientes; entenda o caso
Bancos funcionam presencialmente nesta segunda-feira (20)? Entenda as mudanças (Imagem: FDR)

Nesta segunda-feira, é comemorado o Dia da Consciência Negra. Porém, diferente do feriado visto na última semana, este não é comemorado de forma nacional. Ou seja, apenas alguns estados decretaram o fechamento e suspensão dos serviços. Portanto, é essencial que os cidadãos saibam sobre os horários dos bancos.

Isto porque as agências, por vezes, são responsáveis por receber um pagamento ou até mesmo a quitação de uma dívida. Desta forma, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo estarão realizando a suspensão dos serviço, enquanto João Pessoa, Goiânia e Florianópolis, também.

Ao todo, quantos bancos vão estar fechados durante o feriado?

A tendência é que nos estados e municípios citados acima, todos as agências que possuem atendimento presencial encontrem-se fechados nesta segunda-feira, 20/11. Portanto, qualquer tipo de pagamento ou agendamento marcado para a data terá que ser reagendado, caso resida em um dos locais citados.

Nos diversos outro locais do país, onde o feriado não será tratado como um dia de descanso, o serviço de bancos e comércios continua normalmente. Portanto, não será preciso nenhum tipo de mudanças na logística da agência, tampouco na rotina do cidadão. Porém, este não é o caso para todos os municípios do país.

A medida vale para bancos privados e públicos?

É importante destacar que a folga é válida para instituições estatais, como é o caso da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, como também para entidades privadas.

Por exemplo, as agências do Santander, Bradesco, Itaú, entre outros. Portanto, caso resida em um dos estados ou municípios citados, esteja preparado. Para mais informações sobre os bancos públicos do país, clique aqui e saiba mais.  

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].