Se você depende do pagamento do INSS e teve o benefício negado, saiba que é possível reverter o processo. Deslizes na hora de enviar a documentação, por exemplo, são determinantes para o entrave. Entenda como resolver e seguir tendo direito ao repasse.
Os motivos dessa negação variam. No entanto, em alguns casos, o próprio contribuinte pode sanar os problemas para não ter o pedido negado ao final do longo processo. As solicitações feitas ao INSS têm o prazo de espera de aproximadamente 115 dias.
Vale lembrar da importância de ter a documentação atualizada. Ter organizado todos os documentos a serem entregues é um facilitador na hora de ter acesso ao benefício. Em alguns casos, o esquecimento de uma perícia médica ou comprovantes de pagamentos pode ser determinante.
Porém, se a documentação e o pedido já foram enviados e retornaram com o indeferimento do processo, existem algumas possibilidades para o contribuinte. Entre elas, entrar com um recurso sobre a decisão do INSS.
Principais motivos para ter o benefício negado
Alguns erros durante o processo de pedido do benefício ao INSS podem acarretar na negação do pedido. A falta de atenção em pequenos detalhes, como a maneira de apresentação da documentação, por exemplo, pode ter resultados negativos.
Uma das melhores medidas para evitar que o benefício seja negado é planejar as etapas e entender os principais pontos de atenção. Veja dicas abaixo:
- Falta ou problemas na documentação;
- Dados incompletos no CNIS;
- Equívoco na hora da análise de algum dado pelo INSS;
- Não cumprir todos os requisitos;
- Falta de qualidade de segurado e carência;
- Não passar pela perícia médica;
- Informações insuficientes.
Com o devido cuidado empenhado em evitar os erros acima, o processo tem mais chances de ser aceito pelo INSS. Assim, o contribuinte segurado poderá ter direito a seus benefícios sem ter que entrar com um recurso administrativo.