INSS negado? Entenda como reverter a negação do benefício

Se você depende do pagamento do INSS e teve o benefício negado, saiba que é possível reverter o processo. Deslizes na hora de enviar a documentação, por exemplo, são determinantes para o entrave. Entenda como resolver e seguir tendo direito ao repasse.

INSS negado? Entenda como reverter a negação do benefício
INSS negado? Entenda como reverter a negação do benefício. Imagem: FDR

Os motivos dessa negação variam. No entanto, em alguns casos, o próprio contribuinte pode sanar os problemas para não ter o pedido negado ao final do longo processo. As solicitações feitas ao INSS têm o prazo de espera de aproximadamente 115 dias.

Vale lembrar da importância de ter a documentação atualizada. Ter organizado todos os documentos a serem entregues é um facilitador na hora de ter acesso ao benefício. Em alguns casos, o esquecimento de uma perícia médica ou comprovantes de pagamentos pode ser determinante.

Porém, se a documentação e o pedido já foram enviados e retornaram com o indeferimento do processo, existem algumas possibilidades para o contribuinte. Entre elas, entrar com um recurso sobre a decisão do INSS.

Principais motivos para ter o benefício negado

Alguns erros durante o processo de pedido do benefício ao INSS podem acarretar na negação do pedido. A falta de atenção em pequenos detalhes, como a maneira de apresentação da documentação, por exemplo, pode ter resultados negativos.

Uma das melhores medidas para evitar que o benefício seja negado é planejar as etapas e entender os principais pontos de atenção. Veja dicas abaixo:

  • Falta ou problemas na documentação;
  • Dados incompletos no CNIS;
  • Equívoco na hora da análise de algum dado pelo INSS;
  • Não cumprir todos os requisitos;
  • Falta de qualidade de segurado e carência;
  • Não passar pela perícia médica;
  • Informações insuficientes.

Com o devido cuidado empenhado em evitar os erros acima, o processo tem mais chances de ser aceito pelo INSS. Assim, o contribuinte segurado poderá ter direito a seus benefícios sem ter que entrar com um recurso administrativo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.