De responsabilidade da Caixa Econômica Federal, o pagamento da indenização do Auxílio Brasil deverá atender diversos beneficiários do programa em todo o país. No entanto, ainda não existe previsão de quanto o pagamento será liberado.
A indenização, fixada em R$ 15 mil, atende famílias que tiveram seus dados de forma irregular. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Sigilo, os dados teriam sido utilizados para gerar a oferta irregular de empréstimos e outras operações de crédito.
Confira os dados do Auxilio Brasil que podem ter sido vazados:
- Nome completo;
- Registro do CPF;
- Quantidade de parcelas do auxílio recebidas;
- Número de Identificação Social (NIS);
- Número do Cartão do Benefício;
- Número do cartão do SUS;
- Endereço.
Para indenizar as vítimas que tiveram os dados divulgados sem autorização, a Justiça decidiu que elas deverão receber um pagamento de R$ 15 mil. No entanto, como a decisão foi proferida em primeira instância, ainda cabe recursos.
A Caixa Econômica Federal já anunciou que irá recorrer da decisão. Dessa forma, até que o caso seja julgado em última instância, os beneficiários devem aguardar para saber quando irão receber o valor de fato.
Para saber se teve os dados vazados, o cidadão deve realizar uma consulta no site do Instituto Sigilo. Caso esteja na lista, ele poderá ser um dos beneficiados com a indenização.
Veja como consultar se suas informações do Auxílio Brasil foram vazadas:
- Acesse o site do Instituto Sigilo por meio deste link;
- Em seguida, será preciso clicar na opção ”Conferir se eu tenho direito” que aparece no botão laranja do lado direito da tela;
- O beneficiário deverá ainda seu nome completo, endereço de e-mail, número de CPF e celular no campo solicitado;
- Na página seguinte, clique em prosseguir e aguarde a verificação da informação;
- Caso tenha direito a indenização, o site informará que seus dados foram vazados.
Confira mais informações sobre o Auxílio Brasil neste link.