Material escolar de crianças de baixa renda deverão ser custeados pelo Governo

Com o fim do ano escolar, muitos pais e responsáveis já estão pensando no valor que será investido no ano que vem com o material escolar dos filhos. Porém, após um projeto de lei apresentado em Senado Federal, é possível que o governo federal tenha que custear estes gastos; veja detalhes abaixo.

Você sabia? É possível aumentar a pontuação do score e a Serasa ensina como fazer
Material escolar de crianças de baixa renda deverão ser custeados pelo Governo (Imagem FDR)

Recentemente, o Projeto de Lei 1449/19 foi aprovado em Senado Federal e deve passar por aprovação na Câmara dos Deputados. Neste projeto, o governo federal será obrigado à custear o pagamento de material escolar. Porém, este pagamento será concedido para os alunos da rede pública do país.

Este pagamento, caso aprovado, será destinado aos alunos do ensino infantil, ensino fundamental I e II, e também o ensino médio. Ou seja, deve englobar todo o sistema educacional da rede pública do Brasil. Aproximadamente 45 milhões de alunos serão beneficiados com esta nova alteração.

Quando o material escolar será concedido para os alunos?

Ainda não há previsão para acontecer a aprovação por parte da Câmara dos Deputados. Porém, é essencial saber que o projeto está em tramitação e deve ser aprovado em breve. Desta forma, os alunos poderão ser contemplados a partir do ano que vem, no início do ano letivo.

Caso os deputados acreditem que precisa haver uma mudança no projeto de lei, a iniciativa precisará voltar à para o Senado Federal para que a votação seja, mais uma vez, realizada. Portanto, será preciso aguardar e esperar a definição por parte dos políticos responsáveis no caso.

O Presidente Lula (PT) aprovou o projeto?

Após as duas casas aprovarem o projeto (Câmara dos Deputados e Senado Federal), o projeto de lei será repassado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com isto, o chefe do executivo terá que aprovar e dar a palavra final sobre o programa.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile