Relançado neste ano, o programa Bolsa Família auxilia no complemento de renda de brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para ter direito ao pagamento do benefício, é preciso que as famílias cumpram algumas exigências estabelecidas pelo Governo Federal.
Recentemente, o ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu que as famílias atendidas pelo programa de transferência de renda deverão apresentar o cartão de vacinação contra Covid-19 atualizada para seguir recebendo o pagamento. Além disso, outros requisitos também devem ser cumpridos.
Confira as exigências do Bolsa Família:
- Famílias com crianças de 4 a 5 anos precisam comprovar frequência escolar mínima de 60%;
- Já para grupos familiares compostos por crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, a frequência escolar mínima é de 75%;
- Até os seis anos, as crianças também precisam receber acompanhamento nutricional para garantir o desenvolvimento saudável;
- A carteira de vacinação completa também deve estar atualizada para todos os membros do grupo familiar;
- Gestantes que recebem o benefício tem a obrigação de realizar o acompanhamento pré-natal adequado;
- Além disso, a principal regra do Bolsa Família diz respeito a renda mensal familiar percapita, que deve ser de, no máximo, R$ 218 por mês.
As informações exigidas devem ser atualizadas pelo beneficiário de forma periódica por meio do CadÚnico. A plataforma é utilizada pelo Governo Federal para reunir dados dos beneficiários dos programas sociais.
Além disso, com base nas informações do cadastro, o governo também determina quais famílias terão prioridade no recebimento dos benefícios ou receberão pagamentos extras, por exemplo.
Atualmente, o Bolsa Família realiza a liberação mensal de, no mínimo, R$ 600. No entanto, outros benefícios extras como o Vale Gás ou Benefício Primeira Infância auxiliam na complementação de renda das famílias atendidas pelo programa.
Saiba mais detalhes sobre o programa de transferência de renda neste link.