Titulares do BPC são surpreendidos com notícia sobre o abono natalino

Próximo do fim de ano, os titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada) estão empolgados com a possibilidade de receber o abono natalino, o 13º salário. Para este público que recebe o menor salário vindo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) uma parcela extra seria inédita.

Titulares do BPC são surpreendidos com notícia sobre o abono natalino
Titulares do BPC são surpreendidos com notícia sobre o abono natalino (Imagem: FDR)

Os titulares do BPC recebem do INSS o pagamento de até 1 salário mínimo, o que em 2023 equivale a R$ 1.320 para que lidem com os gastos para sua sobrevivência. São pessoas pobres que ganham do governo o acesso a uma ajuda de custo. Este é um benefício social e não previdenciário.

Por conta disso, não é exigida contribuição previdenciária para receber o pagamento, basta cumprir com as regras de idade ou deficiência e renda. São 12 depósitos feitos anualmente na conta do titular do benefício, e desde 2023 estas pessoas ganharam o dinheiro ao empréstimo consignado. 

Titulares do BPC vai receber 13º salário?

Não! Quem é titular do BPC não tem direito ao abono natalino (13º salário), ou a pensão por morte para os seus dependentes. Como se trata de um auxílio social, uma ajuda de custo do governo, e sem contribuição previdenciária, o entendimento é de que a liberação de uma parcela extra não é permitida.

Isso porque, assim como o Bolsa Família o BPC não é um salário, mas um benefício social. As vantagens de recebê-lo é ter mensalmente a garantia de uma quantia para sobreviver, além da possibilidade de fazer empréstimo consignado comprometendo até 35% do valor do seu salário. 

O 13º do INSS já aconteceu no meio do ano, entre os meses de maio e junho. Naquele momento receberam todos os aposentados e pensionistas, mas quem teve seu salário aprovado a partir de maio vai receber o 13º proporcional em dezembro. 

Quem tem direito ao pagamento do BPC?

O pagamento do BPC no valor um salário mínimo é liberado para quem:

  • Está inscrito no Cadastro Único;
  • Tem renda familiar de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa da família;
  • É pessoa com deficiência permanente;
  • É idoso com mais de 65 anos.

Quer saber todas as novidades sobre o BPC? Clique neste link! 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com