Salário mínimo para 2024 já tem data de início pré-determinada; saiba quando muda

O salário mínimo de 2024 já tem uma data de início pré-determinada pelo governo federal. O novo piso salarial para os trabalhadores formais do país será ampliado pela terceira vez desde o início do mandato do presidente Lula (PT). Veja abaixo quando este pagamento será realizado e quando o piso será oficializado.

Dinheiro esquecido: siga esses passos para consultar se tem saque disponível em seu CPF
Salário mínimo para 2024 já tem data de início pré-determinada; saiba quando muda (Imagem: FDR)

O novo valor do salário mínimo terá início em 01 de janeiro de 2024. O piso atual, calculado em R$ 1.320, será substituído pelo novo valor previsto em Lei Orçamentária Anual, que foi de R$ 1.421. Portanto, o povo brasileiro que exerce a sua profissão de maneira formal, com a carteira assinada, terá um novo piso.

A mudança segue a promessa de campanha feita pelo presidente Lula (PT). Ainda em período eleitoral, o chefe do executivo prometeu que, até o fim do seu mandato, haveria um aumento salarial anual. Desta forma, ao menos quatro aumentos seriam feitos em quatro anos. Já estamos no terceiro em apenas um.

Quem é impactado pela mudança do salário mínimo?

Basicamente todos os brasileiros que exercem a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT e com a carteira de trabalho assinada serão impactados. Além disto, os cidadãos que estão em busca de um novo emprego também. Eles terão um novo piso salarial para conseguirem negociar a sua nova remuneração.

Além disto, o governo federal e os cofres públicos sentirão a nova quantia sendo paga. Com mais dinheiro movimentando a economia, será fundamental acompanhar os resultados destes aumentos a partir do início do ano que vem.

Mudanças no início de 2024

Além do aumento no salário mínimo, o governo federal também planeja uma nova mudança a partir do início de 2024. Esta alteração será realizada no Imposto de Renda, que terá uma nova faixa de isenção. Para saber sobre estas mudanças, tendo em vista o grande impacto na população, clique aqui e saiba mais.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].