O Desenrola Brasil veio para facilitar a relação do cidadão brasileiro com as suas dívidas. O programa é um facilitador na hora de quitar débitos e ficar em dia com preocupações financeiras que existem há alguns anos. A seguir, veja como renegociar pendências.
O Desenrola Brasil foi anunciado pelo Ministério da Fazenda em junho deste ano. O objetivo da iniciativa é incentivar a renegociação de dívidas de pessoas inscritas em cadastros de inadimplentes. Além de reduzir o endividamento e facilitar a retomada do acesso ao crédito.
Como fazer negociação das dívidas no Desenrola Brasil
Com o intuito de facilitar o processo de negociação, foi lançada uma plataforma, reunindo credores do setor bancário e varejistas em um único canal.
Vale lembrar que a solução já surgiu com a promessa de oferecer aos cidadãos a comodidade de resolver pendências em um só lugar.
Nomes como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander estão na lista de bancos participantes. Além da Caixa Econômica Federal, Mercantil, Inter, Pan, PagBank e Banrisul.
- Os devedores deverão acessar a plataforma utilizando seu usuário gov.br;
Na plataforma, o devedor terá acesso às dívidas registradas pelas empresas credoras, bem como às ofertas de desconto disponíveis; - Caso a oferta seja considerada atrativa, o cidadão terá duas opções: efetuar o pagamento do valor reduzido integral à vista ou financiar o montante em até 60 meses, com taxa de juros de no máximo 1,99% ao mês;
- Quando optar pelo financiamento, o devedor poderá escolher com qual banco contratará o novo crédito. As instituições financeiras poderão oferecer descontos na taxa de juros;
- O pagamento das parcelas poderá ser realizado por débito em conta, boleto bancário ou Pix. A primeira prestação será cobrada 30 dias após a renegociação ter sido efetuada.