Parcela do 13º salário está próxima ao pagamento; saiba como calcular os descontos

Anualmente, trabalhadores que possuem vínculo de emprego formal recebem o pagamento do 13º salário. O benefício pode ser pago em duas parcelas pelo empregador e tem data limite para ser creditado na conta do trabalhador.

Parcela do 13º salário está próxima ao pagamento; saiba como calcular os descontos
Parcela do 13º salário está próxima ao pagamento; saiba como calcular os descontos. (Imagem: FDR)

O valor que será recebido pelo empregado varia de acordo com o período trabalhado durante o ano. Para aqueles que realizaram a atividade formal durante doze meses, o pagamento é de uma nova parcela do salário atual.

Já para quem trabalhou formalmente por menos tempo, o dinheiro liberado será proporcional ao período em que o empregado exerceu sua atividade.

Esse valor pode ser pago em até duas parcelas. No entanto, a liberação da primeira parte do 13º deve acontecer até o dia 30 de novembro. Enquanto a segunda parte pode ser depositada até o dia 20 de dezembro.

Vale lembrar que, assim como o salário regular, o 13º também sofre com alguns descontos como o pagamento do INSS e do Imposto de Renda, por exemplo. Dessa forma, o valor que será efetivamente recebido não corresponde ao salário bruto do trabalhador.

Calcule aqui o valor do 13º salário:

O depósito do benefício acontece na mesma conta em que o trabalhador recebe o salário. Em alguns bancos, é possível solicitar o adiantamento do pagamento do 13º salário. O procedimento varia de acordo com cada instituição financeira e deve ser solicitado diretamente na agência em que o trabalhador tem conta.

Outra opção para receber o pagamento antes da data é solicitar o adiantamento diretamente ao empregador. No entanto, vale lembrar que o responsável pela empresa não tem obrigação legal de realizar o pagamento antes do dia previsto. Porém, caso a liberação seja acordada, o trabalhador poderá usufruir do abono natalino com antecedência.

Saiba mais informações sobre os direitos dos trabalhadores neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.