FGTS Digital causa mudanças nas multas que aumentam em até 30% os débitos

Os empregadores de todo o Brasil têm até o próximo dia 10 de novembro para se adaptar ao FGTS Digital. Isso porque, depois do prazo, quem não estiver intregrado à tecnologia terá que pagar uma porcentagem sobre o sébito apurado confessado. Saiba possíveis valores da multa e desdobramentos.

FGTS Digital causa mudanças nas multas que aumentam em até 30% os débitos
FGTS Digital causa mudanças nas multas que aumentam em até 30% os débitos. Imagem: FDR

No que diz respeito às penalidades, o empregador que não estiver adaptado ao FGTS Digital terá que pagar 30% sobre o débito. Em caso de omissões e erros, a multa pode variar entre R$ 100 e R$ 300 por trabalhador prejudicado.

“O FGTS Digital é uma nova forma de gestão integrada de todo o processo de arrecadação do FGTS. Tem como objetivo aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS”, informa o Governo Federal.

O que muda com o FGTS Digital?

Data de vencimento

O prazo para o recolhimento do FGTS será mudado para até o vigésimo dia do mês seguinte ao da competência.

Mas, essa mudança não será aplicada agora ainda, apenas quando o FGTS Digital for efetivamente implementado, em janeiro do próximo ano.

Competências anteriores ao FGTS Digital

Até a implementação os empregadores devem cumprir suas obrigações através do sistema Conectividade Social (CAIXA).

Recolhimento via PIX

Com a implementação do sistema os valores serão recolhidos via PIX, os boletos passarão a ser emitidos com QR Code que possibilitará o pagamento através do aplicativo ou site da instituição financeira do empregador.

Dados do eSocial

O eSocial será a fonte de dados utilizada para o processo de arrecadação. Assim, os valores do FGTS serão gerados com base nos dados inseridos nele. Por isso será necessário manter a base de dados atualizada.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].