É através do Cadastro Único (CadÚnico) que muitas famíllias em situação de vulnerabilidade social têm acesso a auxílio governamental. Agora, o programa liberou inscrições para o Bolsa Família do mês de novembro. Entenda como ter acesso ao benefício.
Embora o governo federal possibilite que as famílias interessadas façam um pré-cadastro no CadÚnico 2023 por meio digital, o comparecimento presencial é indispensável. A seguir, entenda as possibilidades do benefício:
Quem pode fazer inscrição no CadÚnico 2023?
- Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
- Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
Como consultar o Cadastro Único 2023?
Para saber se você está inscrito no CadÚnico, a consulta pode ser realizada através do site cadunico.dataprev.gov.br. Vale lembrar que é necessário fazer login com CPF e senha do login Gov.BR. A consulta simples ou completa.
O acesso também pode ser feito também pelo aplicativo do Cadúnico para celular, ou por telefone, ligando para 0800 707 2003. A ligação é gratuita e deve ser feita entre 7h às 19h, de segunda à sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, o contato acontece das 10h às 16h.
Aplicativo CadÚnico – o download do aplicativo é gratuito nas plataformas Google Play e também para iOS na App Store e por ele é possível consultar o Número de Identificação Social (NIS), informações sobre a família e emitir um comprovante de cadastramento.
Emissão de comprovante do CadÚnico – Caso o cidadão precise emitir o comprovante de cadastramento no CadÚnico este pode ser feito pela internet, no site Consulta Cidadão Cadastro Único, pelo celular baixando o aplicativo CadÚnico ou de forma presencial no posto de cadastramento, CRAS ou prefeitura.