Empréstimos terão uma MENOR taxa de juros após o Marco das Garantias

Texto aprovado no começo de outubro deve gerar uma menor taxa de juros para empréstimos. A lei ainda precisa de uma etapa para começar a valer. Veja o que muda e os impactos para os brasileiros.

Empréstimos terão uma MENOR taxa de juros após o Marco das Garantias
Empréstimos terão uma MENOR taxa de juros após o Marco das Garantias (Imagem: FDR)

No último dia 3 de outubro o Senado aprovou o PL 4.188/2021, também chamado de Marco das Garantias. O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados. A pauta deve gerar uma menor taxa de juros sobre os empréstimos.

O que é o Marco das Garantias?

O texto aprovado faz uma reformulação nas regras sobre a garantia real dada em empréstimos, como hipoteca ou alienação fiduciária de imóveis. Em resumo o texto:

No caso do carro, é possível usar o veículo como garantia mesmo que a pessoa só tenha um.

DINHEIRO RÁPIDO: VEJA O MOMENTO CERTO PARA PEGAR UM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Menor taxa de juros em empréstimos

O texto também “facilita” a retirada do bem; veja alguns detalhes:

Atualmente, para fazer a retirada de um bem dado como garantia é necessário um processo judicial. É justamente esse ponto que deve gerar uma menor taxa de juros sobre os empréstimos. Afinal, a operação terá menos risco para as instituições financeiras.

O texto ainda precisa ser sancionado pelo Presidente Lula para começar a ser aplicado.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile