Inadimplência entre MEI preocupa e Serasa emite comunicado sobre a situação

A condição de Microempreendedor Individual (MEI) carrega várias vantagens para o trabalhador. A possibilidade de gerir o seu próprio negócio é uma chance de alçar novos voos. No entanto, as dificuldades financeiras podem atrapalhar o processo.

Inadimplência entre MEI preocupa e Serasa emite comunicado sobre a situação
Inadimplência entre MEI preocupa e Serasa emite comunicado sobre a situação. Imagem: FDR

Atrasos de pagamentos, débitos acumulados e complicações com o CNPJ são alguns dos resultados das situações envolvendo dinheiro que acompanham muitos dos MEI’s. Mas é possível resolver.

Como regularizar o MEI? 

Ficar em dia com o MEI é simples. Basta o empreendedor acessar o Portal do Simples Nacional e emitir um documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) com o valor pendente. Inclusive, o montante pode ser parcelado.

Vale lembrar que a rotina precisa ser organizada mensalmente. É importante que o Microempreendedor Individual já esteja familiarizado com o sistema. É através dele que as guias do DAS são liberadas para pagamento

Como emitir a nota fiscal MEI

Uma vez cadastrado, você estará pronto para usar o aplicativo emissor de NFS-e e emitir suas notas. É necessário se cadastrar em seus “Serviços Favoritos” para facilitar o processo

Vale lembrar que o novo formato entrou em vigor há pouco tempo, no último dia 1º de setembro.

Qual o prazo para regularização?

Você sempre pode regularizar as dívidas do MEI. O que é discutido é o acordo escolhido para quitar o débito em questão.

Em 2023, adesão a ficou disponível a partir de 31 de janeiro, às 19h. Desde então, é possível emitir as guias para pagamento no sistema do Portal do Simples.

YouTube video player
Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile