A Caixa Econômica Federal acaba de liberar um saque especial para os cidadãos brasileiros. Esta liberação será destinada para um grupo específico de pessoas. Portanto, caso as pessoas estejam interessadas em saber se poderão fazer parte do grupo de pessoas que vão sacar pelo FGTS, leia o texto abaixo.
O FGTS agora será sendo liberado para os cidadãos que possuem o saque aniversário ativo. Portanto, cidadãos com a modalidade em vigor e que nasceram no mês de outubro já podem realizar o saque parcial do saldo em conta. Isto faz parte do calendário oficial do programa garantido aos trabalhadores formais.
Ao aderir o FGTS, o cidadão opta por uma modalidade de saque. Entre elas, estão o saque-rescisão e também o saque-aniversário. Os dois possuem diferenças notáveis e que vão influenciar diretamente na sua renda após uma demissão. Veja agora as singularidades de cada modalidade disponível no Fundo de Garantia.
FGTS: como funcionam as modalidades de saque
Confira agora os principais pontos sobre o saque-rescisão:
- Disponível para os trabalhadores formais;
- Ele é o primeiro modelo de saque para todo beneficiário;
- Ele libera parte do saldo em conta no momento de uma demissão sem justa causa;
- Ele não permite saques em outros momento. A exceção seria causa de urgência nacional, estadual e municipal.
Agora, veja os principais detalhes sobre o saque-aniversário:
- Ele é disponível até para os que estão desempregados ou trabalhando de maneira informal, contanto que tenha saldo em conta;
- Permite o saque do FGTS de maneira anual;
- O saque é permitido durante o mês de nascimento do beneficiário em questão;
- O saque realizado não é total e sim parcial.
Como ter acesso ao saque-aniversário?
Para ter acesso à forma de sacar, é essencial realizar o download do aplicativo “FGTS” em seu aparelho celular. Entrando com os seus dados, é possível verificar saldo em conta, inserir contas bancárias, assim como realizar a troca de modalidades entre o saque-aniversário e o saque-rescisão.