Em meio aos numerosos questionamentos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esclarece as dúvidas dos segurados quanto ao 13º salário em dezembro. O órgão confirmou que, em virtude da antecipação ainda no primeiro semestre do ano, não fará novos pagamentos do abono natalino.
Os meses de novembro e dezembro são famosos pelo pagamento do 13º salário para os trabalhadores formais. Este, no entanto, não é o caso dos segurados do INSS, tendo em vista que desde a pandemia da Covid-19, eles são contemplados pela antecipação do benefício.
Em 2023, o 13º salário foi pago aos aposentados e pensionistas do INSS nos meses de maio, junho e julho. Logo, não há mais nenhum saldo do abono a ser pago em dezembro.
A antecipação do 13º salário para segurados do INSS foi uma medida emergencial adotada durante a pandemia da Covid-19, como forma de amparar este público que foi deixado de fora da folha de pagamento de outros benefícios na época.
Devido ao sucesso da iniciativa, a antecipação foi mantida nos anos seguintes. Em 2023 não foi diferente. O calendário do 13º salário do INSS vigorou entre 25 de maio e 7 de julho. No total, foram distribuídos R$ 62,6 bilhões através do 13º salário.
Aproximadamente, 30 milhões de beneficiários do INSS receberam os depósitos do 13º do INSS. Neste link, você confere todas as informações acerca do pagamento do abono natalino em 2023.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
- O 13º do INSS é direcionado a aposentados, pensionistas e demais segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário;
- A exceção fica por conta dos cidadãos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).
Formato de pagamento do 13º salário do INSS
- O abono natalino será pago sempre em duas parcelas;
- A primeira parcela será em agosto e a segunda em novembro;
- Na primeira parcela serão pagos 50% do valor do benefício e na segunda o restante.
- Datas de pagamento com base nas informações do Decreto 10.410, assim como pelo calendário de pagamentos do benefício mensal de 2023 já ter sido divulgado, já é possível identificar as datas de pagamento do abono natalino em 2023.