O fim do RG (Registro Geral) acontece em 2023. Este foi um dos principais documentos de identificação pessoal dos cidadãos brasileiros por décadas. Em 2024, um novo formato começa a vigorar prometendo facilidades.
O fim do RG é marcado pelo lançamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento irá transformar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de identificação, desvalidando o antigo formato do documento.
O CIN contará com alguns elementos de segurança, como um QR Code e um código internacional que permitirá e facilitará a entrada em países do Mercosul. Assim, viagens para a Argentina, Uruguai, Paraguai e outros serão ainda menos burocráticas.
Com o fim do RG alguns estados já começaram a emitir o CIN. Contudo, os padrões da nova identidade serão oficialmente adotados pelos órgãos expedidores a partir do dia 6 de novembro de 2023. Enquanto isso, o antigo formato terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2024.
Para saber todos os detalhes desta transição de documentos, é só acessar este link. A seguir, você confere os pontos-chave desta mudança, prazos de validade e estados que já emitem o novo RG.
Fim do RF dá lugar à novas características no documento atual
- Padronização: O documento terá uma estética única em todo o país;
- Versão digital: Além de ser emitido em versão física, o documento contará com uma cópia digital (com o mesmo efeito do documento físico) no portal Gov.br;
- QR Code: Todas as informações do novo RG poderão ser acessadas com uma simples leitura de QR Code, o que aumenta a tecnologia do documento;
- Inclusão de novas informações: Além dos dados pessoais dos cidadãos, o novo RG contará com informações como grupo sanguíneo, cadastros de doadores de órgãos, nome social e muito mais;
- Identificação estadual: O novo documento deve conter o nome do Estado responsável pela emissão e do órgão onde foi emitido o RG (como a Secretaria de Segurança Pública, por exemplo).
Quais informações compõem o novo RG?
- Nome da pessoa e nome social (quando houver);
- CPF;
- Sexo;
- Data de nascimento;
- Nacionalidade ou naturalidade;
- Assinatura do titular (opcional em casos de analfabetismo, deficiência ou perda de função momentânea);
- Nomes da mãe e do pai (quando houver);
- Órgão expedidor, local e emissão;
- QR Code para validação eletrônica;
- Informações sobre tipo sanguíneo;
- Informações sobre doação de órgãos.
Qual é o prazo de validade do novo RG?
- Entre 0 e 12 anos: validade de 5 anos;
- Entre 12 e 60 anos: validade de 10 anos;
- A partir de 60 anos: validade indeterminada.
Quais estados já emitem o novo RG?
- Acre;
- Alagoas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.