MEI é convocado antes de ter CNPJ excluído; saiba os riscos e o que muda

A Receita Federal está notificando quase 400 mil microempreendedores individuais sobre algumas pendências. O MEI que não regularizar a situação dentro do prazo terá o CNPJ excluído e não poderá mais exercer a sua função formalmente.

MEI é convocado antes de ter CNPJ excluído; saiba os riscos e o que muda
MEI é convocado antes de ter CNPJ excluído; saiba os riscos e o que muda (Imagem: FDR)

Ao todo, 393.678 mil microempreendedores individuais estão sendo notificados sobre pendências no Simples Nacional ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. A consequência para a não regularização da situação é o cancelamento do CNPJ do MEI.

Receita exclui CNPJ de MEI com pendências

Serão excluídos os microempreendedores individuais que possuem débitos com Receita Federal e/ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Esses profissionais receberão um Termo de Exclusão juntamente com o detalhamento das pendências financeiras. O pagamento deve ser feito a vista ou parcelado dentro do prazo de 30 dias contados a partir da ciência do documento.

A exclusão dos MEIs em situação de irregularidade está prevista para o dia 1º de janeiro de 2024.

“Mesmo que possua débitos com a Receita Federal e/ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e não tenha recebido Termo de Exclusão, é necessário que o MEI regularize suas dívidas para que não seja excluído do Simples Nacional e, consequentemente, desenquadrado do Simei, por este motivo, em momento posterior”, informa a Receita.

A Receita ainda esclarece que a ciência se dará a partir do primeiro dia de leitura do documento.

Como consultar os débitos do MEI?

A consulta pode ser feita através do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional, o sistema funciona como uma espécie de caixa postal eletrônica.

Nele você encontra as diversas comunicações emitidas pela Receita Federal, Estados, Municípios e Distrito Federal.

O acesso pode ser feito de uma das três formas abaixo:

Usando Código de Acesso

  • Opção para quem já possui Código de Acesso informe CNPJ, CPF e Código de Acesso;
  • Para quem não possui o código ou deseja alterá-lo, basta acessar o link.

Usando Senha de acesso ao Portal de Serviços do Governo Federal

  • Opção para quem possui conta gov.br de nível Prata ou Ouro;

Usando Certificado Digital

Nesse caso, o serviço é oferecido pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal do Brasil, e para acessá-lo é necessário ter Certificado Digital.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.