Aposentados e pensionistas do INSS ficam em ALERTA após importante prazo chegar ao fim

Todos os anos os aposentados e pensionistas do INSS devem fazer um importante procedimento. É através dele que a continuidade do benefício é garantida. A não realização pode causar suspensão do recebimento.

Aposentados e pensionistas do INSS ficam em ALERTA após importante prazo chegar ao fim
Aposentados e pensionistas do INSS ficam em ALERTA após importante prazo chegar ao fim (Imagem FDR)

O Instituto Nacional do Seguro Social é o responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários no Brasil. Para garantir a continuidade os aposentados e pensionistas do INSS devem realizar manter suas informações cadastrais atualizadas.

Atualização cadastral dos aposentados e pensionistas do INSS

Essa atualização, chamada de Prova de Vida, deve ser feita pelo próprio beneficiário, que precisa:

  • Comparecer presencialmente no banco em que possui conta corrente e no mês do seu aniversário;
  • Apresentar documento oficial de identificação com foto (RG ou Carteira Nacional de Habilitação) e CPF

Caso o beneficiário não possa comparecer presencialmente, é possível pedir uma visita técnica para fazer a comprovação de vida.

Caso o procedimento não seja feito dentro do prazo de 30 dias, o pagamento do benefício poderá ser suspenso.

Bancos onde é possível fazer a comprovação de vida

Apenas os bancos credenciados estão autorizados a fazerem esse procedimento; são eles:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica
  • Santander
  • Banrisul
  • Itaú
  • Banese
  • Cecoopes
  • Sicredi

Lembrando que o procedimento deve ser feito no banco em que o beneficiário recebe os valores.

Prova de vida digital

O procedimento também pode ser feito através de reconhecimento facial, basta seguir os passos abaixo:

  1. Baixe o aplicativo gov.br;
  2. Caso ainda não tenha, crie uma conta gov.br;
  3. Depois de fazer o login, vá até “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
  4. Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
  5. Na tela seguinte, em “Autorização”, clique em “Autorizar”;
  6. Faça o reconhecimento facial de acordo com as orientações que aparecem na tela;
  7. Depois de fazer o reconhecimento, clique em “OK”;
  8. Confira se na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudou para “Autorizado”;
  9. Confira se no site do banco responsável pelo pagamento está constado a realização da prova de vida.

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.