Carteirinha do idoso: como emitir e ter benefícios exclusivos?

Pontos-chave
  • Carteirinha pdoe ser emitida pela internet
  • Documento está disponível não apenas para os idosos
  • Carteirinha substitui o documento de comprovaçã ode renda

Aposentados e pensionistas têm direito a nova carteirinha do idoso que dá acesso a diversos benefícios. Entre eles está ao desconto mínimo de 50% nas passagens de ônibus. A emissão é feita pela internet e de forma gratuita.

Carteirinha do idoso: como emitir e ter benefícios exclusivos?
Carteirinha do idoso: como emitir e ter benefícios exclusivos? (Imagem: FDR)

Desde maio desse ano é possível emitir a carteirinha do idoso, na verdade se chama Carteira Meu INSS. O recurso está disponível para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.

Ela funciona como uma espécie de clube de vantagens, onde os participantes têm acesso a diversos descontos. A ideia é que o documento funcione como um comprovante de que aquela pessoa recebe algum benefício do INSS, ou seja, substitui o comprovante que era impresso pelo portal.

“A carteira do beneficiário é um documento de comprovação de recebimento de benefícios do INSS e tem como objetivo facilitar o acesso à dados previdenciários úteis ao dia-a-dia dos segurados. Além disso, identificou-se a oportunidade de permitir que os segurados tenham acesso a benefícios e vantagens a serem oferecidos por meio de entidades públicas e privadas”, explica Ailton Nunes, coordenador-geral de sistemas e automação.

Carteirinha do idoso 2023

O documento apresenta as informações pessoais do beneficiário e QR Code ou código alfanumérico, usado para verificação da validade da carteira.

Os usuários desse documento têm acesso a descontos em descontos em cinemas; shows; academias; lojas; viagens; farmácias; telemedicina e diversos outros serviços. Só nas farmácias os descontos podem chegar a 70%.

“O cartão virtual Meu INSS+ representa mais cidadania, mais parceria, mais inclusão, mais qualidade de vida aos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS”, afirmou o ministro da Previdência, Carlos Lupi, durante o seu lançamento.

Inicialmente a parceria é entre o Banco do Brasil, que oferece benefícios até para quem não é correntista. E a Caixa Econômica, onde as vantagens são exclusivas aos correntistas.

“Nesse primeiro momento, a parceria será com Banco do Brasil e Caixa Econômica, mas vamos buscar outros bancos e entes públicos e privados para entrar no Meu INSS+”, acrescenta o presidente interino do instituto, Glauco André Fonseca Wamburg.

Você pode conferir os parceiros do programa através dos links abaixo:

Carteirinha do idoso: como emitir e ter benefícios exclusivos? (Imagem: FDR)
Carteirinha do idoso: como emitir e ter benefícios exclusivos? (Imagem: FDR)

Como emitir a carteira do beneficiário do INSS?

Para solicitar o documento tenha em mãos o número do CPF do beneficiário, então, só seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
  3. Selecione uma foto para ser usada na carteira do beneficiário;
  4. Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’;
  5. Clique em ‘continuar’;
  6. Pronto, carteirinha estará disponível na tela.

Ela poderá ser acessada pelo aplicativo sempre que necessário, não é preciso fazer a impressão do documento, basta mostrá-lo na tela do celular quando for solicitado.

A carteirinha está disponível a todas as pessoas que recebem benefício do Instituto Nacional do Seguro Social, exceto Seguro-Desemprego Pescador Artesanal. Vale lembrar que: quem tem como comprar a renda não precisa desse documento.

13º SALÁRIO DO BPC EM 2023: VEJA QUEM TEM DIREITO E COMO RECEBER O VALOR DO BENEFÍCIO

Serviços gratuitos para quem tem 60 anos ou mais

No Brasil, qualquer pessoa que tem acima dos 60 anos tem direito a alguns serviços gratuitos, são eles:

Além disso, as pessoas idosas têm direito à aposentadoria do INSS, mesmo aquelas que nunca contribuíram com o Instituto. Nesse caso, é concedido o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Vale lembrar que no último dia 1º de outubro foi comemorado o Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, que marca a conquista de diversos direitos direcionados à essa população acima dos 60 anos.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile