Bolsa Família de outubro exige atualização no NIS; entenda os detalhes

Pago pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), o Bolsa Família realiza mensalmente a liberação de, no mínimo, R$ 600 para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica no Brasil. Neste mês, alguns dos beneficiários precisam atualizar o cadastro para garantir o valor.

Bolsa Família de outubro exige atualização no NIS; entenda os detalhes
Bolsa Família de outubro exige atualização no NIS; entenda os detalhes. (Imagem: FDR)

Esse processo de atualização está sendo realizado desde março por meio da checagem dos dados informados durante a realização do Cadastro Único (CadÚnico). Para tal, as famílias têm recebido visitas de agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Quem receberá a visita do Bolsa Família?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, serão visitadas as famílias que estão com o cadastro desatualizado ou que são suspeitas de cometer fraude no momento da inscrição. Por isso, é preciso que o beneficiário fique atento para conferir se as informações prestadas condizem com a realidade de sua família.

O objetivo do Governo Federal é manter os dados atualizados para garantir que as famílias que realmente precisam do benefício de transferência de renda estejam recebendo os pagamentos mensais.

Além disso, a atualização do cadastro pode, inclusive, detectar novas necessidades dos beneficiários que podem acabar sendo incluídos em outros programas do Governo Federal, tendo em vista que o CadÚnico é a base de informações unificada utilizada para essa seleção.

Esse processo pode ser realizado de forma voluntária pelo beneficiário. Para tal, ele deverá comparecer até o CRAS mais próximo de sua residência e efetuar essa atualização.

A apresentação dos novos dados pode ser realizada apenas pelo titular do benefício, que precisa comparecer com um documento com foto. Além disso, ele deverá levar o CPF dos demais integrantes da família que fazem parte do benefício.

Com esse processo, ele garante que o recebimento do Bolsa Família não seja suspenso. Para este mês de outubro o novo calendário já foi divulgado. Confira:

E AGORA? GOVERNO CONFIRMA SUSPENSÃO NOS PAGAMENTOS DO BOLSA FAMÍLIA DE SETEMBRO!

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile